SOROCABA E REGIÃO

Coleta dos pneus é feita gratuitamente pela Prefeitura


A Associação dos Borracheiros de Sorocaba estima a existência de 300 centros automotivos e borracharias cadastradas na cidade. "Sem contar os informais", conta o representante da entidade, Carlos Alberto da Silva.
Esses locais têm uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba, que recolhe os pneus inservíveis e encaminha todo o material para outra destinação. Um dos alvos é o centro automotivo pertencente ao comerciante Hélio Luiz dos Santos, 41 anos, situado no bairro Retiro São João. O exemplar cortado ou sem condição de ser restaurado é deixado em uma sala para ser retirado pelo governo municipal. "Por aqui eles passam uma vez por mês e, nesse período, eu chego a juntar umas 100 unidades usadas em carros de passeio e camionetes", conta.
Santos não tem gasto com o transporte dos pneus. O serviço é feito de forma gratuita pela seção municipal de controle de Zoonoses, por meio de um caminhão-baú. Ele também não recebe dinheiro em troca. "Na verdade, dou graças a Deus", desabafa. "Porque não dá para jogar esses pneus no cesto do lixo", comenta.
Já em um centro automotivo situado na zona norte de Sorocaba, a Prefeitura recolhe os pneus toda semana. O proprietário do local, Paulo Sérgio, calcula que aproximadamente 80 unidades inservíveis são acumuladas no período. "O volume é muito grande. Não para de chegar pneu sem uso", comenta. (G.B.)