IBBL abre nova fábrica, após 1 ano do incêndio
Anderson Oliveira
[email protected]
Um ano após o acidente que destruiu sua fábrica purificadores de água e bebedouros, a IBBL inaugura suas novas instalações na avenida Tiradentes, no distrito industrial, em Itu. Embora não aponte valores exatos, a adequação da planta para a produção consumiu em torno de R$ 1 milhão. A unidade recém-inaugurada tem capacidade produtiva semelhante à que foi destruída, com a possibilidade de dobrar a produção. Expectativa da empresa é de que faturamento aumente dois dígitos neste ano.
Para o presidente da IBBL, Guilherme Antônio Müller, o incêndio na unidade fabril, apesar de indesejável, teve bons reflexos para a empresa, que surpreendeu o mercado ao retomar as atividades em menos de 20 dias. "Momento do acidente foi uma loucura, mas tivemos a oportunidade de nos testar e passarmos com louvor", afirma.
Segundo ele, os prejuízos não foram significativos, uma vez que as empresas seguradoras deram toda a cobertura necessária. Também não ocorreu perdas em relação à produção, complementa o presidente, pois a fábrica é responsável apenas pela montagem dos purificadores e água e bebedouros. "Somos montadores e os moldes não estavam no prédio. Nossos parceiros fornecedores e colaboradores também ajudaram na rápida recuperação", ressalta.
Na avaliação do presidente e de diretores da IBBL, as notícias do incêndio na planta de Itu e sua rápida recuperação valorizou o nome da empresa junto ao mercado. Neste sentido, além de não perder os clientes, conseguiu novos compradores, atesta a diretora administrativa e comercia, Patrícia Cortez Müller. "Recuperamos a produção e crescemos sobre o que estávamos", garante Guilherme Müller.
O número de funcionários na empresa também não teve redução, afirma o diretor industrial da IBBL, Ricardo Cortez Müller. "A maioria dos funcionários entrou em férias após o incêndio e em torno de 40, os mais antigos, ajudaram na nova instalação", afirma. A empresa permanece com cerca de 200 colaboradores, que produzem 1.100 aparelhos refrigerados e 2.300 não refrigerados.
Crescimento
De acordo com os executivos da IBBL, a empresa é a terceira marca mais vendida no País e vende ainda para outros 40 países. Conforme o presidente, Guilherme Müller, não é o objetivo da IBBL ser a maior do ramo. "Não queremos ser a maior, mas a mais lucrativa e com os melhores produtos."
Müller ainda aponta que, mesmo diante da atual conjuntura econômica do país, que tem afetado a indústria, a IBBL não tem sido afetada. A estimativa da empresa é de um crescimento na casa dos dois dígitos, a exemplo do que vinha ocorrendo nos anos anteriores.