"Pocotó" é o mais novo personagem de Silvana Rando
Maíra Fernandes
[email protected]
O cavalo Trovão tinha um sonho: entrar para a guarda real do reino onde morava. Forte e prestativo, se zangava toda as vezes que não estava entre os escolhidos pelo rei Bigodudo para o posto. Isso porque Trovão, além do sonho, também tinha as pernas curtas e uma coloração diferente dos demais cavalos: meio azul, meio cinza. Um dia, no entanto, ele foi convocado. Mas não para compor a guarda real, como tanto queria, mas para ser o cavalo de estimação da princesa Pipoca que, carinhosamente, chamava Trovão de Pocotó, condinome que batiza o mais recente livro da escritora e ilustradora sorocabana Silvana Rando, e que será lançado no próximo mês.
Pocotó, que sai pela editora Compor, é endereçado a todos que acreditam em seus sonhos e a própria escritora se inclui entre esses sonhadores. Em sua apresentação ao final do livro, adianta que ser escritora e ilustradora sempre foi um desejo acalentado por ela que, com o Pocotó, chega a seu oitavo livro publicado, além das mais de 20 obras de outras pessoas que ilustrou. No currículo, tem ainda o Prêmio Jabuti como melhor ilustradora de livro infantil em 2011, um dos mais importantes reconhecimentos literários do Brasil.
Na história, em que Silvana assina o texto e a ilustração, o cavalo, além de brincar com a princesa e desenvolver atividades bem distantes dos imponentes cavalos da guarda real, um dia salvou a princesa e todo o castelo de um incêndio. Assim, virou herói, ganhou uma festa e se tornou o responsável pelo treinamento de todos os cavalos da guarda real, realizando seu sonho que parecia impossível.
"O livro fala sobre acreditar nos sonhos, mas também tem a ver com inclusão. Abrange várias coisas como o bullying, a fase da escola, da turma... Trata de coragem e mescla uma história de amizade", resume Silvana.
Mas o Pocotó não vem sozinho. Coincidentemente outros trabalhos de Silvana também chegam ao mercado neste mesmo momento, como os livros de banho do personagem Gildo, indicado para bebês, e editados pela Brinque-book. "Depois que ganhei o Jabuti me pediram para transformar o personagem em algo para bebês. Então fui para casa e desenhei o Gildo bebê, com histórias bem simples: Gildo e os amigos na escola, Gildo e os amigos na praia e Gildo e os amigos."
No mês que vem, a editora lança outro livro, o Vamos ajudar o Gildo?, que virá com um boneco em feltro do elefantinho acoplado.
Também três livros da escritora Índigo, que Silvana ilustrou - O aniversário do dinossauro, O aniversários dos homenzinhos, e O aniversário dos três porquinhos - saíram recentemente pela editora Dedo de Prosa.
Novos rumos
A inspiração para a obra, nasceu quando Silvana percebeu o amor da filha Verônica por cavalos. "A Verônica adorava cavalos, tanto que, um ano, pediu de presente andar a cavalo, e levamos ela para um haras. Então lembrei que é uma coisa muito comum o gosto de crianças por cavalos, principalmente as menores, mas procurei e encontrei poucos livros com eles."
Assim, até por conta dessa lacuna de livros sobre cavalos nas prateleiras, Silvana resolveu escrever a sua própria história. "E, claro, com princesa, castelo... que é uma delícia."
A indicação etária do livro, pontua Silvana, é bem variada e pode abranger meninos e meninas de 4 a 10 anos, ou mais. "Como é em caixa alta, ele abrange qualquer idade, desde aqueles que estão começando a ler", defende. "Vou escrevendo e as coisas vão andando e se encaixam em determinada idade, mas não tenho essa preocupação. Por exemplo, tem um livro específico meu que todo adulto gosta de ler e presentear outros adultos, o Amigos", conta, lembrando também que o livro Pocotó, especificamente, trata de assuntos e questões diferentes como a aceitação do outro.
Antes mesmo do lançamento, a artista já passou a experienciar a recepção do novo livro com as crianças, nos encontros que realiza nas escolas em Sorocaba. Nesses eventos, mostrava as ilustrações e narrava a história de Pocotó para os pequenos, que reagiam com palmas. "Eles batiam muitas palmas pois adoram cavalos e ele vira herói, foi muito bonito", comemora a escritora que, depois de realizar seu sonho de escrever e ilustrar livros infantis, já pensa em se enveredar para um outro público, o infanto-juvenil, até para acompanhar o desenvolvimento da filha, hoje com 11 anos, e uma das suas principais fontes de inspiração.
Serviço
O lançamento do livro Pocotó acontece no Dia da Criança, em 12 de outubro (domingo), na loja de brinquedos criativos Faz de Conta. Excepcionalmente nessa data a loja abrirá às 10h para realizar o lançamento do livro e outras atividades como contação de história e música, até as 13h. A Faz de Conta fica na avenida Domingos Júlio, 699, Campolim. O evento será gratuito. Os livros já podem ser encontrados em livrarias físicas e online.