Gurgel XEF
O XEF é um sedan compacto que foi produzido pela Gurgel de 1982 a 1986. Foram produzidas apenas 145 unidades do carrinho em Rio Claro (SP) que era considerado luxuoso para sua época.
O XEF foi projetado por João Augusto do Amaral Gurgel e seu desenho tinha traços que lembravam carrros da Mercedes-Benz. Pode-se notar principalmente no desenho do para-lama e faróis retangulares (os mesmos do VW Voyage). O conjunto era complementado com uma falsa grade de cor preto fosco e existia um "G" estilizado sobre o capô que também imitava a marca alemã. Na traseira, as lanternas caneladas (provenientes do VW Brasília), também lembravam a marca alemã. O carro tinha tamanho reduzido --3,12 de comprimento e apenas 1,80 de entre-eixos . Não possuía espaço para bagagem, pois o espaço que existia era para acomodar o tanque de 55 litros. Seu motor era um VW 1600 a ar que tinha como opção o carburador simples (à gasolina, 48cv e 10 m.kgf de torque) ou dupla-carburação (à álcool, 56cv e 11,3 m.kgf de torque). A velocidade máxima era de cerca de 140 km/h e ia de 0 a 100 km/h em cerca de 20 segundos. O câmbio de 4 velocidades mais a ré utilizava o mesma relações de marchas e diferencial do VW 1300.