CULTURA

Asteroid foi eleito a melhor casa de shows alternativos do Brasil


Felipe Shikama
felipe.shikama @jcruzeiro.com.br
 
O Asteroid venceu o 10º Prêmio Dynamite de Música Independente, na categoria Melhor casa de shows alternativos do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última quinta-feira (2), no Beco 203, em São Paulo.
A premiação é considerada uma das mais importantes do cenário alternativo brasileiro, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).
Além de premiar o Asteroid como a melhor casa de shows alternativos do país, a cerimônia também contou com a entrega do prêmio, em formato de dinamite, aos vencedores de outras 21 categorias, divididas em diversos gêneros musicais.
O Prêmio Dynamite de Música Independente foi dividido em duas etapas. Na primeira, uma comissão formada por críticos convidados e profissionais da revista Dynamite elaborou a relação de indicados. Em seguida, foi feita uma votação popular, através da internet, mediante cadastro do internauta junto ao site - para impedir a repetição dos votos.
O Asteroid venceu nove concorrentes, sendo duas casas de show de São Paulo e duas de Minas Gerais. Também estavam na disputa bares do Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Paraná e Distrito Federal. "Esse prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho, que começou há quase cinco anos, e sempre foi baseado em oferecer ao público bandas autorais de qualidade, sejam elas famosas ou não", comemora Mario Bross, um dos proprietários do Asteroid.
O empresário assinala que durante a festa de premiação foi surpreendido por uma série de músicos, de bandas de renome no cenário alternativo, que manifestaram o desejo de se apresentar no palco do Asteroid. "O que muda, com o prêmio, é que o bar passa a ter uma projeção maior no cenário alternativo. Mas a qualidade de hoje será mantida e nunca vamos deixar de ter bandas autorais", acrescenta.
Inaugurado há pouco menos de cinco anos, o Asteroid é um dos poucos bares da região a receber bandas autorais nas noites de sábado. "É um desafio, já que muitos outros bares focam apenas na festa, com (bandas) covers ou DJs. Felizmente nós temos um público fiel e que vem crescendo e que está interessado em conhecer bandas novas com músicas próprias", complementa.
Entre as bandas de destaque no cena alternativa que já subiram ao palco do Asteroid, Mário Bross destaca Vivendo do Ócio, Vespas Mandarinas, Banda Tereza, Silva, Black Drawing Chalks, Terra Celta e Dead Fish.
Mário Bross anuncia que, no final de dezembro, quando a casa costuma ficar fechada por duas semanas, o Asteroid passará por reformas. "Em janeiro de 2015, como já é tradição, nós vamos abrir espaço para as bandas covers, e em fevereiro nós vamos reinaugurar o bar. Será uma mudança geral, tanto na parte da programação das festas como na decoração, que será mais clássica e elegante", antecipa.
Também vocalista e guitarrista da banda Wry, Mario Bross detalha que a ideia de montar um bar em Sorocaba, totalmente dedicado ao rock alternativo, surgiu em Londres, no final da década de 2000, juntamente com os colegas de banda - e sócios - Luciano Marcello e João Antunes. "Em Londres, além de tocar com o Wry, a gente trabalhou em um bar. Eu fui gerente durante três anos e o Luciano e o João trabalhavam na técnica do som", relembra, citando que além dessa experiência profissional, as passagens da banda por bares de várias cidades do Brasil, em virtude das turnês do Wry, também foram responsáveis em dar "inspiração" ao trio para a abertura do Asteroid.