CULTURA

Gravuras de Andy Warhol serão expostas na cidade a partir de 10 de novembro


 
Uma coleção de 18 gravuras originais do artista plástico Andy Warhol estarão expostas em Sorocaba, na Galleria Villa Luperca, a partir do dia 10 de novembro. As obras do artista norte-americano, considerado o criador da pop art, poderão ser vistas pelo público até 6 de dezembro.
 
Realizado pela Galleria Villa Luperca em colaboração com a Galeria Antic & Modern, a exposição Andy Warhol Pop Art tem curadoria de Millah Cremonini e Ricardo Zielinsky. As 18 gravuras originais e certificadas do artista formam as séries I love your kiss forever forever, Campbell"s Soup Can: Tomato, Mao, Flowers, Dollar Sign e Marilyn Monroe.
 
Pela primeira vez, a entrada na galeria, que nos últimos anos recebeu exposições de artistas como Miró e Salvador Dali, será paga. O ingresso, com preço simbólico, vai custar R$ 2 e a renda será doada ao Lar Casa Bela.
 
A instituição beneficiada com a parceria presta serviço de acolhimento de crianças em situação de risco sob medida protetiva. "Fico muito feliz com essa iniciativa, porque não temos nenhuma auxílio do governo. Só recebemos ajuda de doações. Essa renda será muito importante para continuarmos o nosso trabalho", afirma a presidente da entidade, Isabel Galvão Simon. Fundada em 2012, o Lar Casa Bela atualmente atende a dez crianças e adolescentes, com idades entre zero e 17 anos.
 
Estudantes que visitarem a exposição em excursões organizadas pelas escolas, agendadas previamente, estarão isentos do valor do ingresso.
 
A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira das 12h às 20h e aos sábados das 10h às 14h. A Galleria Villa Luperca fica na rua Álvaro Teixeira de Souza Leite, 22 (travessa da avenida Eugênio Salerno), Centro.
 
Sobre o artista
 
Nascido em Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 6 de agosto de 1928, Andy Warhol morreu em Nova York em 22 de fevereiro de 1987. O artista multimídia é considerado o grande criador da Pop Art, rompendo a separação entre "alta e baixa cultura", e antecipando-se nos anos 1960 à chamada era midiática.
 
Seu trabalho de vanguarda foi responsável por levar a multidisciplinaridade para o mundo das artes, já que transitava em diversos suportes como artes plásticas, fotografia, cinema, design gráfico, publicidade, entre outros. Suas obras mais icônicas são as representações do rosto de Marilyn Monroe e Mao Tse Tung.