SOROCABA E REGIÃO

Primeira linha do BRT é anunciada para 2016



O transporte público BRT deverá ter sua primeira linha funcionando no mês de julho de 2016, na avenida Itavuvu, zona norte da cidade, prevê o presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Renato Gianolla. O sistema completo com corredores exclusivos para ônibus adaptados, com 33,4 quilômetros de vias preparadas para receber os veículos BRT em todas as regiões da cidade, tem previsão de funcionar entre setembro e outubro de 2016.

A minuta do edital e proposta de Concessão Comum Subsidiada (CCS) para implantação do sistema BRTem Sorocaba foram apresentados na manhã desta terça-feira (4), em audiência pública no Paço Municipal. Gianolla demonstrou que o BRT terá 16,7 quilômetros de vias exclusivas bidirecionais, ou seja, que terão ônibus circulando pelos dois sentidos. Os outros 16,7 km serão de vias unidirecionais, com um sentido. Ao todo, serão 28 estações nas zonas norte, sul, leste e oeste, sendo quatro de integração entre as linhas nos corredores, além de 96 abrigos para paradas. Além disso, serão construídos três novos terminais de ônibus exclusivos para o BRT nos bairros Vitória Régia, São Bento e Parque Manchester.

A zona norte será a mais contemplada com linhas do BRT na cidade. O corredor da avenida Itavuvu, que possui previsão de ser o primeiro a ser finalizado, terá ônibus percorrendo por vias exclusivas na faixa da esquerda, com 12 estações e duas de integração ao longo de um corredor de 5,5 km.

Sul, leste e oeste

Na zona sul, região do Campolim, o BRT contará com 28 abrigos em 4 km de faixas exclusivas para a circulação dos ônibus. A leste contará com a mesma quantidade de pontos de parada em 6 km.

A zona oeste, com faixas exclusivas nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, terá 9 estações e um de integração na proximidade da entrada para o bairro Guadalajara. Essa região da cidade também contará com um terminal, no final da Armando Pannunzio, próximo ao entroncamento com a rodovia Raposo Tavares. A região central será contemplada com faixas unidirecionais, por conta da limitação das ruas daquela parte da cidade, e 17 abrigos. Os terminais já existentes, o Santo Antônio e São Paulo, passarão por adaptações para o BRT.

Tecnologia

O projeto da Prefeitura também pretende implementar câmeras em todas as portas dos veículos, para garantir a segurança dos usuários. Todos os ônibus, terminais e estações deverão contar com WiFi e letreiros com informações sobre as linhas.

A implantação dos dispositivos, como terminais, estações e adequações nas vias, deverá custar R$ 127 milhões, subsidiados pelo empréstimo da Prefeitura com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Já a operação do sistema, por meio de concessão simples subsidiada, por 20 anos, deverá ficar em torno de R$ 400 milhões a R$ 500 milhões, conforme prevê Gianolla. (Informações de André Moraes)