Versão Turbo do Veloster dá mais fôlego ao cupê
O Hyundai Veloster é um autêntico carro de imagem. Em todos os sentidos. O modelo causou surpresa com sua carroceria de três portas e visual esportivo. Porém, essa agressividade não ultrapassava a casca. Sob o capô, havia apenas o mesmo motor 1.6 que equipa as versões de topo do brasileiro HB20, com 128 cv. Essa potência impressiona no hatch, mas deixava muito a desejar no cupê. Agora, a marca confirmou a retomada das importações do Veloster interrompidas no início do ano no segundo semestre de 2015. Dessa vez, virá a configuração Turbo vendida nos Estados Unidos, capaz de atingir 204 cv.
Na Europa, o modelo contempla versões menos "apimentadas". Caso da T-GDi Style com o mesmo motor 1.6, mas que rende apenas 186 cv a 5.500 rpm e 27 kgfm aos 1.500 giros. Com esta regulagem, o Veloster é capaz de sair do zero e chegar aos 100 km/h em 8,6 segundos. E atingir uma velocidade máxima de 214 km/h. A diferença nos dados técnicos das configurações europeia e americana se dá em função de uma característica do povo do Velho Continente. Isso porque lá eles preferem saídas mais rápidas, o que fez com que a fabricante coreana ajustasse o propulsor para entregar o torque sempre de 27 kgfm, em ambos os continentes mais rapidamente. No modelo vendido nos Estados Unidos, ele aparece em 1750 rpm, ou seja, 250 giros a mais.
Além das mudanças no desempenho, o Veloster Turbo também ganha um ligeiro "tapa" no visual. O cupê segue exalando esportividade, mas com linhas ainda mais agressivas do que na variante normal. A grade dianteira está maior e adota um formato hexagonal, o que obrigou à reestilização do para-choques, que agora acomoda faróis de neblina redondos. Por baixo ainda existe um spoiler, que garante maior suporte aerodinâmico.
De perfil, destacam-se as saias laterais mais esculpidas e as rodas de liga leve de cinco raios e aro de 18 polegadas. Já a traseira leva um defletor na parte de cima e também para-choques redesenhado. O escapamento duplo avantajado completa a imagem de esportividade. Por dentro, as alterações são menos perceptíveis. Os pedais são em metal e uma tela touchscreen de 7 polegadas facilita a operação do sistema de navegação. De resto, tudo no habitáculo permanece como antes. (por José Macário do Absolute-Motors.com/Portugal com Márcio Maio, da Auto Press)
Bom torque garante respostas rápidas
Lisboa/Portugal - A habitabilidade é boa, especialmente para quem senta na posição de condução. Atrás, há pouco espaço para a cabeça dos dois ocupantes permitidos, principalmente se eles forem mais altos que 1,80 metro. Mas pior que isso é a usabilidade do porta-malas - de 320 litros de capacidade - para cargas mais pesadas, já que a tampa foi projetada de forma elevada, o que obriga a um esforço extra para carregar a bagagem. A regulagem do banco é elétrica e a coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade. A interatividade é muito boa, visto que todos os comandos são facilmente alcançados.
Em movimento, o motor do Veloster Turbo não se intimida ao pedido transmitido pelo pé direito. O bom torque de 27 kgfm já disponível aos 1.500 giros deixa o carro sempre pronto para saídas de sinal, ultrapassagens e retomadas de velocidade. A transmissão manual de seis velocidades tem funcionamento preciso e o cupê se mantém colado à estrada e sempre alinhado à vontade do condutor. Os controles de tração e estabilidade servem como rédea para segurar algum ímpeto extra induzido pelo saboroso roncar do 1.6 turbinado. (por José Macário do Absolute-Motors.com/Portugal exclusivo no Brasil para Auto Press)
Ficha Técnica do Hyundai Veloster 1.6 G-TDi Style
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.591 cm3, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor e duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 186 cv a 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,6 segundos.
Velocidade máxima: 214 km/h.
Torque máximo: 27 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,4 mm. Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. Traseira semi-independente, do tipo eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação.
Pneus: 215 / 40 R18.
Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros a discos maciços. Oferece ABS de série.
Carroceria: Cupê em monobloco com três portas e quatro lugares. Com 4,25 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,40 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso: 1.330 kg.
Capacidade do porta-malas: 320 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Ulsan, Coreia do Sul.
Lançamento: 2012.
Preço na Europa: 31.560 euros, o equivalente a R$ 99 mil.