ECONOMIA

Carrefour reformula 1º hipermercado


Marcelo Roma
[email protected]
Depois de inaugurar, em outubro, a primeira loja da marca Supeco, o grupo Carrefour reformulou o hipermercado do Parque Campolim, localizado no complexo do Shopping Iguatemi Esplanada. A loja foi reaberta ontem dentro do conceito Nova Geração, desenvolvido a partir de pesquisas sobre as preferências e o comportamento do consumidor. É a 18º loja reformulada da rede.
Layout diferenciado, corredores mais espaçosos, melhor atendimento nos setores de eletro e moda, pratos prontos e caixas mais rápidos são algumas das novidades. O hipermercado do Campolim foi o primeiro de Sorocaba, inaugurado em 1990. A reformulação do Carrefour Sorocaba Norte, no Jardim Sônia Maria e inaugurado em 2001, não está programada por enquanto, segundo o CEO do grupo no Brasil, Charles Desmartis, que esteve ontem no lançamento da nova loja do Campolim.
Desmartis disse que serão 60 lojas Nova Geração no País até 2016. Segundo ele, a de Sorocaba tem algumas melhorias em relação às primeiras lojas com o novo conceito. A reformulação começou em 2011, diante de novas modalidades de varejo que exigiram que os hipermercados retomassem a sua vocação, de variedade de produtos e marcas e mantendo o nível de competitividade. Os hipermercados disputam consumidores com os supermercados, de menor porte; com os atacarejos (lojas de varejo e atacado) e os minimercados, de bairro.
Conforme Desmartis, o plano de expansão do grupo no Brasil está sendo mantido e há boas expectativas, apesar do crescimento menor da economia em 2014. "O Carrefour pretende aumentar seu market share (participação de mercado) no Brasil nos próximos anos", diz Desmartis. "Com certeza, 2015 será um ano desafiador." Para isso, a rede investe em diferentes formatos de varejo e serviços.
Atualmente, o grupo dispõe dos formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de serviços financeiros, drogarias e postos de combustíveis. A loja Supeco de Sorocaba, no Jardim Santa Rosália, foi a primeira no País e a segunda deve ser inaugurada na cidade de São Paulo, no início de 2015.

Concorrência

Novos supermercados, inaugurados entre 2013 e 2014, aumentaram a competitividade do setor em Sorocaba. Segundo o CEO do Carrefour, a concorrência é levada em conta nos planos do grupo e a reformulação do hipermercado do Campolim atende a esse dinamismo local.
Entre as inovações do hipermercado Carrefour, do Campolim, nos setores de açougue, padaria e rotisseria os clientes têm visão de 360 graus dos produtos. Nas filas dos caixas, há uma faixa azul. Toda vez que o número de pessoas ultrapassa essa faixa, mais caixas são liberados para agilizar o atendimento.