MOTOR

Série Zanzibar incrementa lado "fashion" do Evoque



Os dias da Land Rover estão agitados. Umas das razões é a construção de sua fábrica no Brasil depois da chinesa inaugurada esse ano, será a segunda fora do Reino Unido. Localizada em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, a instalação é fruto de um investimento de R$ 750 milhões e deverá ficar pronta em 2016 com capacidade inicial de produzir 24 mil veículos anuais. O outro foco é o lançamento mundial do Discovery Sport substituto do Freelander 2 e primeiro modelo a sair das linhas de montagem brasileira , que acontece no início de 2015. Enquanto os dois eventos ainda não se concretizam, a Land Rover investe em seu "queridinho" e campeão de vendas por aqui: o Evoque. Além do Discovery Sport, a marca inglesa trouxe para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo uma série especial do menor dos Range Rover. Batizada de Zanzibar, a edição é para quem gosta de exclusividade e pode pagar por ela. Serão apenas 45 unidades importadas para o Brasil e cada exemplar sai por R$ 237.500.
O diferencial do Range Rover Evoque Zanzibar é principalmente estético. A começar pela cor da carroceria. O utilitário ganhou uma tonalidade "terracota", que dá ao carro o aspecto de ser feito em bronze. A versão ainda é contemplada pelo pacote Black Design. Spoiler, retrovisores, a grade em colmeia, extrator, para-lamas, teto, moldura dos faróis e as rodas de 20 polegadas são pintadas de preto metálico.
O trem-de-força do Evoque Zanzibar não traz novidades. Sob o capô, está o 2.0 litros turbinado de origem Ford com injeção direta de gasolina que gera 240 cv de potência a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 1.750 giros. O propulsor equipa também o Ford Fusion e a versão de "entrada" do Jaguar XF. Já a transmissão estreou no Brasil recentemente. Em março desse ano, a Land Rover trouxe um câmbio com nove marchas desenvolvido em parceria com a empresa alemã ZF para equipar todas as versões do Evoque por aqui. Com esse conjunto, o zero a 100 km/h é cumprido em 7,6 segundos e a velocidade máxima chega a 217 km/h.
A série especial Zanzibar é baseada na versão Dynamic do Evoque. E traz bastante tecnologia embarcada. Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de descida em declives, controle de estabilidade antirrolagem, freio de estacionamento eletrônico, sete airbags, ar-condicionado digital dual zone, bancos em couro com ajuste elétrico para motorista e passageiro com memória para motorista e volante em couro multifuncional. O sistema multimídia tem uma tela "touch" de 8 polegadas e oferece rádio AM/FM/CD, entradas USB e iPod, Bluetooth com áudio streaming e GPS integrado. A sonorização também é premium e fornecida pela Meridian. Ou seja, se a ideia é oferecer algo ainda mais "fashion" e exclusivo, o Evoque Zanzibar tem mesmo o que exibir por dentro e por fora. (por Raphael Panaro - Auto Press)