Comércio nos bairros se diversifica e é opção mais fácil para compras no Natal
Marcelo Roma
[email protected]
O comércio de rua nos bairros de Sorocaba se diversificou nos últimos anos e se tornou uma opção para compras no Natal, devido à praticidade e rapidez. Lojas de roupas, calçados, artigos de informática, cosméticos e utilidades domésticas se multiplicaram e formam núcleos comerciais. Nas regiões mais afastadas no Centro, a diversidade é ainda maior, e muitas avenidas contam com agências bancárias e lojas de médio porte. As principais áreas comerciais nos bairros estão localizadas no Éden, Wanel Ville, Vila Helena, Jardim São Guilherme, avenida Itavuvu, avenida Ipanema, bairro Árvore Grande, Vila Hortência e Central Parque.
O operador de máquina Valter Quintela mora no Jardim São Guilherme, zona norte, e fez parte das compras de Natal em lojas do bairro e no Shopping Cidade Sorocaba, que fica próximo. Segundo ele, na avenida Edward Fru-fru Marciano da Silva há lojas de confecções, calçados e artigos para presente que facilitam pela proximidade e têm preços razoáveis. "Estou tentando resolver tudo por aqui mesmo, sem ter que ir ao Centro", diz Quintela. Nesta época de maior movimento, ele considera difícil enfrentar o trânsito, a dificuldade para estacionar e as lojas cheias.
A auxiliar de escrita fiscal Thamyris Mercuri concilia as compras em lojas do bairro em que mora e na região central e nos shoppings. Na última sexta-feira à tarde, ela fazia compras num bazar do Jardim São Guilherme e pretendia ir, à noite, fazer o resto das compras no Centro. De acordo com ela, os vários tipos de comércio se tornaram mais evidentes nos bairros de Sorocaba por causa do crescimento da cidade. A distância e o maior volume de veículos nas ruas faz com que as pessoas prefiram encontrar alternativas por perto, diz Thamyris.
Para atender os clientes que saem do trabalho, o proprietário da AVM Presentes e Utilidades, Vicente Nascimento, ampliou o horário até as 19h. A loja fica na avenida Edward Fru-fru. Sobre as vantagens de se comprar próximo de casa, Nascimento diz que os clientes não comentam sobre isso. "As pessoas entram, escolhem o que querem e passam pelo caixa." Para ele, o volume de vendas este ano está sendo semelhante ao do ano passado.
Sincomércio
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Sorocaba, Fernando Soranz, acredita que a expansão do comércio nos bairros reflete o crescimento da cidade, que se consolida em um grande polo regional. "Há facilidade de acesso e os moradores se beneficiam."
Soranz observa que a formação de um comércio mais variado nos bairros não prejudica os shoppings nem a região central. A vantagem de ser próximo não o torna exclusivo, pois os moradores continuam indo aos centros de compras maiores, diz o presidente do Sincomércio.
Quanto ao nível das vendas neste fim de ano, Soranz afirma que o comércio em geral sente os efeitos da retração da economia ao longo de 2014. Ele considera que haverá queda em relação ao mesmo período do ano passado, porém, não muito acentuada. Os comerciantes que se mobilizaram e fizeram promoções têm maiores chances de um bom desempenho, avalia.
Wanel Ville
O comerciante Sandro Bistão conta com as compras dos últimos dias, antes do Natal, para que as vendas de dezembro alcancem às do ano passado. Ele e a esposa Karine são proprietários da Kaká Calçados, no bairro Wanel Ville.
Segundo Bistão, o movimento tem sido menor e acredita que a população está com menos dinheiro. Para ele, as lojas dos bairros são alternativa para quem não quer perder tempo. "Muita gente vem a pé, porque mora perto", diz o comerciante.
Para Bistão, a pessoa que prefere uma loja de bairro tem a vantagem de ser melhor atendido e poder escolher com tranquilidade o que vai comprar. Por causa do Natal, ele estendeu o horário até as 21h. "No ano passado, ficávamos até as 22h, mas, por falta de segurança, resolvermos fechar mais cedo."