ESPORTES

Aqui começava a história alviverde

Rafaela Gonçalves
[email protected]

Há exatos 100 anos, um grupo de rapazes formado, principalmente, por descendentes de italianos embarcou em um trem em São Paulo com destino a Sorocaba. A viagem levou cerca de quatro horas. Ao chegarem na cidade, eles almoçaram, visitaram o jornal Cruzeiro do Sul e entraram num bonde rumo ao bairro da Chave -- que hoje pertence a Votorantim, mas que na época fazia parte de Sorocaba. Os rapazes, então, vestiram camisas verdes, calçaram chuteiras e entraram em campo. Era a primeira vez que o Palestra Itália (hoje, chamado de Sociedade Esportiva Palmeiras) disputaria um jogo de futebol desde a sua fundação, ocorrida no dia 26 de agosto de 1914.
Livros e reportagens da época afirmam que o Palmeiras demorou cinco meses para disputar a primeira partida da sua centenária história porque alguns fundadores defendiam que a instituição deveria apenas promover eventos sociais. Outro motivo é que os dirigentes faziam questão de enfrentar uma equipe com origens italianas. Daí o motivo da escolha pelo Savoia, de Votorantim. O time era formado por italianos e descendentes que trabalhavam na fábrica de tecidos Votorantim.

O primeiro confronto da história da atual Sociedade Esportiva Palmeiras foi realizado no extinto Campo dos Castelões, que era localizado na rua Savoia, no bairro da Chave, em Votorantim. Anos depois do jogo, o estádio foi derrubado e no local foram construídas casas para os trabalhadores da fábrica de tecido. Além do nome da rua (Savoia), hoje não há nada no local que lembre que o local foi palco do primeiro jogo de um dos times mais importantes do país.

Dois quadros

Naquela época, como não era hábito fazer substituições durante as partidas, os times realizaram dois jogos. O principal foi com os jogadores considerados titulares e o outro com os reservas. O principal duelo valia a Taça Savoia e o Palestra Itália venceu por 2 a 0. Já o segundo confronto foi vencido time de Votorantim por 4 a 0.

O time principal do Palestra Itália tinha um sorocabano no elenco: José Stillitano, que foi para São Paulo estudar medicina e acabou se envolvendo com o esporte, recebendo o convite para participar da partida. Stillitano talvez seja o único goleiro do Palmeiras que nunca levou um gol, já que fez uma única partida com a camisa palestrina. A escalação daquele time era: Stillitano; Bonato e Fúlvio; Pollice, Bianco e Vale; Cavinato, Fischi, Alegretti, Amílcar e Ferre.
do lado do Savoia, se destacaram dois dos quatro irmãos Imparato, que alguns anos depois fizeram história com a camisa do próprio Palestra Itália.

A Sociedade Esportiva Palmeiras irá lembrar a data no amistoso que fará contra o Red Bull Brasil amanhã. No jogo, os jogadores utilizarão um pin na camisa, uma espécie de broche que fará referência ao confronto contra o Savoia. Além disso, o vencedor do jogo ganhará uma taça (sem nome). Em Votorantim, não haverá nenhum evento alusivo à data.

Vai virar filme


A história sobre o jogo o primeiro jogo do Palestra Itália será contada no filme Campeão do Século, dirigido por Mauro Beting e Kin Teixeira. O narrador esportivo Gérson Júnior, que já morou na rua Savoia e pesquisou muito sobre a história da primeira partida palmeirense, participa do filme contando uma parte da história do confronto entre Savoia e Palestra Itália.