CULTURA

Atriz mirim de Sorocaba participará de novela do SBT





Maíra Fernandes
[email protected]
Com 9 anos de idade e três deles dedicados à carreira artística, a atriz e apresentadora sorocabana Bia Lanutti começa, no próximo mês, a gravar suas primeiras cenas para a nova novela do SBT, Cúmplices de um resgate. A menina, que já está em São Paulo participando de workshops na emissora, dará vida à personagem Lola, integrante do núcleo principal da novela que começa no meio do ano, adiantou a mãe de Bia, Glaucia Lanutti. "Estamos muito felizes pois esse é o sonho dela", contou.
Bia participou do teste de elenco no meio do ano passado e teve que esperar mais de quatro meses para ter a notícia, que veio em uma ligação. "Ela estava na aula quando me ligaram, eu vi que era do SBT e aquilo me arrepiou, pois eles não ligam para dizer que a pessoa não passou. Quando fui buscá-la na escola, perguntei se ela estava preparada para uma notícia que iria mudar a sua vida. Contei e ela ficou chorando de felicidade."
Como falou Glaucia, Bia começou a se interessar pelo mundo artístico há cerca de três anos, quando foi convidada para estrelar a campanha de um político sorocabano. No começo, a mãe relutou, mas o resultado final a surpreendeu. "Já na primeira gravação ela ficou encantada e, depois desse trabalho, disse que queria ser atriz, fazer novela...". Glaucia matriculou a menina em um curso de teatro e entrou em contato com as agências locais e Bia começou a fazer pequenos trabalhos na cidade. Além de publicidade, a menina ainda apresentou um programa infantil veiculado via web, o Brincadeira de criança, gravado em um estúdio no shopping Plaza Itavuvu, que tinha histórias, brincadeiras, desenhos e apresentações artísticas. Nesse programa, ela chegou a levar os atores mirins Filipe Cavalcante, o Rafa de Chiquititas, e Mharessa Fernanda, Lola de Carrossel.
Em um dos muitos eventos que a menina participa, a mãe dela conheceu a mãe de uma outra atriz mirim, a Larissa Manoela, de quem Bia é fã. Foi ela quem indicou para Glaucia agências e cursos na capital, como o de teatro com o preparador de elenco do SBT, Beto Silveira "e foi o que abriu as portas para a Bia", recorda. "Coloquei ela nesse curso e fui juntando material profissional dela até que um dia o SBT me liga para saber se não queria levar a Bia para fazer um teste em julho. Levei e ela fez dois testes, vencendo muitas outras concorrentes", recorda a mãe sobre o processo.
Trabalho e diversão
Hoje, mãe, filha e o pai de Bia estão se dividindo entre Sorocaba e São Paulo. A menina até já está matriculada em uma escola em São Paulo, onde estuda de manhã. De acordo com a mãe, ir para São Paulo foi o meio mais fácil para gerenciar a carreira da menina, que não pode ficar muito longe dos estudos e nem da escola, "mas não troco minha cidade por São Paulo, minha cidade é Sorocaba", já sentenciou a mãe, que cuida de perto da carreira da filha.
"O SBT é a Disney para ela", conta, explicando que, diariamente, pelos corredores, a menina se depara com artistas que é fã, como a Larissa Manoela, com quem irá contracenar. "Não podemos falar muito do personagem que ela viverá, só que se chama Lola, tem cinco anos e faz parte do núcleo principal da trama. Não temos as sinopses ainda, mas já podemos divulgar que a Bia está no elenco."
Além do carisma e da interpretação de Bia, Glaucia conta que os elogios recebidos também são pelo profissionalismo da menina, que está, segundo a mãe, encantada com as conquistas. "Tudo aconteceu muito rápido, temos que continuar trabalhando, estudando, para manter tudo isso."