CRUZEIRINHO

Se fosse um bicho, qual você gostaria de ser?


André Moraes

[email protected]

Os animais sempre aparecem nas fantasias e na imaginação das crianças. Por causa de suas habilidades, como a grande força, a possibilidade de voar e poder escalar, com bastante facilidade, altas árvores, os bichos são sempre admirados. Até em desenhos animados, jogos de computador, tablets, videogames e contos de fadas, o pessoal da nossa fauna tem presença garantida! Mas e se você pudesse ser um animal, qual você escolheria?
O Cruzeirinho foi atrás da criançada para descobrir quais bichos mais admiram. E como há um infinidade de animais em nosso planeta, as escolhas foram bastante variadas. Mamíferos, aves e até animais menores, que vivem mais próximos dos seres humanos apareceram nas respostas.

Começando pelos bichos maiores, que chamam a atenção por sua força e tamanho mesmo, a pequena Kamile Vitória, de 5 anos, disse que gostaria de ser um hipopótamo. Ele é aquele enorme mamífero, que possui uma boca gigante, e que vive, em seu habitat natural, na África. E é justamente por causa do tamanho do hipopótamo que Kamile admira bastante o bicho. Ela foi no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba, na semana passada, justamente para vê-lo. "Foi muito legal", afirma a menina, que queria ser bem grandona, que nem o hipopótamo.

Enzo Miguel Darcanovas Macedo, de 4 anos, também queria ser um animal bem grandão, o gorila. Esse bicho é também um mamífero, da família dos primatas, e que possui a África como seu lar natural. "Eu gosto de animais bem fortões", diz Enzo, para explicar o motivo de ele gostar tanto dos gorilas. Outro animal "fortão" que ele admira é o leão, o conhecido "rei da floresta". "Quando eu crescer, vou malhar para ficar bem forte, que nem o gorila", fala Enzo.
Queren de Moraes Costa, de 3 anos, também gosta dos primatas, por isso ela disse que gostaria de ser um macaco. E no mundo existem muitos tipos de macacos, que inclusive podem ser vistos no zoológico, como o macaco-aranha, o bugio, o babuíno-sagrado, entre muitos outros. O que mais chama a atenção nesses tipos de animais é a grande facilidade que muitos deles têm de escalar árvores e com a ajuda de seus rabos, que agarram os galhos e facilitam todo o trabalho!

Animais menores


A irmã de Queren, Quezia de Moraes Costa, de 10 anos, já gosta de um animal bem diferente dos macacos. Ela queria ser uma arara, que são aquelas aves bem bonitas e coloridas, encontradas aqui mesmo no Brasil, na floresta amazônica. E são justamente as cores dos animais que ela mais admira, já que elas podem ser azuis e amarelas, vermelhas e azuis, etc. "E eu queria poder voar que nem elas", sonha Quezia.

A Sofia Escher Souza, 3 anos, gosta tanto de um animal que ela até tem um em casa. É o pequeno coelho, aquele animalzinho dentuço, que anda pulando e adora verduras, como as cenouras. Ela diz que gosta de comer cenouras também e até mostrou os seus dentinhos, imitando como os coelhos fazem!

Quem gostaria de ser um bichinho que ele tem na sua casa também é o Gustavo Henrique Lopes Jamas, de 9 anos. Ele gosta muito de cachorros e queria poder brincar, correr e animar bastante todos a sua volta que nem esse tipo de animal. "Eu gosto de cachorros, porque acho que eles são os animais mais fofos!"

Animais devem ser respeitados e amados

Para quem gosta bastante dos animais, é preciso sempre saber que devemos respeitá-los e que não podemos destruir os seus lares, que são as florestas. Por causa da destruição de seus habitats naturais, muitas espécies de bichos foram extintos do Planeta Terra e outros estão ameaçados, ou seja, apenas poucos deles podem ser encontrados vivos no mundo.
O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros desenvolve trabalhos de manutenção das espécies, já que acolhe animais que estão em perigo de extinção e ajuda na reprodução deles. Ações educativas também mostram às crianças a importância que cada tipo de animal oferece para o equilíbrio da nossa natureza.
Quem quiser, quando estiver mais velho, viver mais próximo dos animais e estudar as formas de ajudá-los, pode escolher cursar as faculdades de Biologia ou de Veterinária!