CULTURA

Peça infantil "O gigante egoísta" é opção no Sesi hoje e amanhã

O premiado espetáculo teatral O gigante egoísta, da Artesanal Cia. de Teatro, será encenado hoje e amanhã, às 16h, no Teatro do Sesi (rua Gustavo Teixeira, s/nº, Mangal). A entrada é gratuita e os interessados devem retirar o ingresso no local com 1 hora de antecedência.
Dirigido por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, a adaptação do conto escrito por Oscar Wilde, com teatro de animação com bonecos, constrói uma crítica ao individualismo da era vitoriana e da sociedade industrial, por meio da figura de um gigante. Singela e poética, a peça aborda a importância de as pessoas serem mais tolerantes umas com as outras e de valorizarem a amizade como um dos pilares da sociedade.

O gigante egoísta é um dos seus poucos contos escritos por Wilde para o público infantil. Publicado na livro O príncipe feliz e outras histórias, este era uma dos contos preferidos de Wilde, que ele costumava contar para seus dois filhos - para quem o livro é dedicado.
A adaptação para o teatro da Artesanal Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, que estreou em agosto de 2013 em São Paulo, visa aprofundar a pesquisa narrativa que o grupo vem desenvolvendo com uso de teatro de animação, com uso de bonecos de manipulação e máscaras teatrais.

Depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que o separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno hospedou-se definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém, a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da sua proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta.

Em 2013, o espetáculo recebeu o Prêmio Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo prêmio Femsa Coca-Cola) - nas categorias Autor de texto adaptado, Iluminação e Trilha sonora. O gigante egoísta também venceu o Prêmio Zilka Salaberry nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino. Além disso, classificou-se em segundo lugar como Melhor Espetáculo Infantil pelo voto popular na seleção de melhores de 2014 do jornal Folha de S.Paulo.