Maracatu é tema de atividades no Sesc
O Sesc promove neste sábado e domingo atividades sobre maracatu. Os eventos são gratuitos e envolvem ensaio aberto e bate-papo.
Neste sábado, às 14h, no teatro, será realizado o ensaio aberto de maracatu de baque virado, com o mestre Chacon, babaloxirá (pai de santo) de candomblé do Terreiro da Nação Porto Rico, e o contramestre Luís Água. A atividade apresenta um ensaio de grupos de maracatu da região de Sorocaba e de Londrina, com trabalhos rítmicos, canções e bate-papo sobre a dança e a Nação Porto Rico.
No domingo, às 14h, na sala de oficinas, será realizado o bate-papo com o tema "Na gira com o mestre", também com Chacon. O evento, que debaterá o maracatu, culturas e religiões, também abordará temas como a história, fundamentos e assuntos contemporâneos como intolerância religiosa, preconceito de classe e cor.
Ainda no domingo, às 17h, no anfiteatro, haverá o Primeiro encontro Mukumby de Maracatu, com grupos de maracatu que trabalham com a Nação Porto Rico nos estados de São Paulo e Paraná.
Todas as atividades são gratuitas e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência na central de atendimento da unidade. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555.
Nação Porto Rico
Com quase 100 anos de história, a Nação Porto Rico nasceu em 7 de setembro de 1916, em Palmares (PE). O grupo dissemina a cultura do maracatu em diversos festivais e carnavais, e já foi homenageado pela Comissão Pernambucana de Folclore por ter sido responsável pela restauração de uma cultura em desaparecimento.
Hoje, a Nação Porto Rico é octa-campeã do Carnaval recifense, exibindo sua rica formação instrumental, dividida em diversos tipos de alfaias. Conheça mais sobre a rica história do grupo no site www.nacaoportorico.maracatu.org.br.