Todos os tons de cinza são bem-vindos
Estela Casagrande
[email protected]
O movimento começou tímido, algumas vovós depois de anos de tintura, resolveram assumir os fios brancos de peito aberto há alguns anos. Mas o branco está cada vez mais na moda! A nova tendência para mulheres é tingir o cabelo de cinza, para conseguir aquela cor característica das velhinhas fofas. A ideia se espalhou tanto que muitas mulheres jovens já estão tingindo seus fios. Se você duvida, se joga no Instragram com a hashtag #grannyhair e veja quantas já estão orgulhosas, postando fotos do resultado, que parece até rejuvenescer as adeptas do estilo. Mas cabelo, você sabe, precisa ser bem cuidado, não importa se longo ou curto, com tintura ou natural. Se optar por tingir, deixar a raiz crescer não fica nada elegante; e se a ideia é assumir os brancos ou aderir a moda #grannyhair, saiba que é preciso nutrir os cabelos, manter o corte e apostar em outras cores nos acessórios e maquiagem. Quem diria que o cabelo da sua avó seriam considerados ousados, não é mesmo?
Megue Costa, do salão de beleza Emme, explica que a tendência vai dos tons mais claros aos escuros e até puxando para o roxo e os fios prateados estão longe de envelhecer o visual. "Eles rejuvenescem e dão um ar todo moderno ao look", defende Megue. Mas para que você possa aproveitar ao máximo essa onda dos fios acinzentados é necessário que você respeite o seu estilo de vida e características do seu rosto além de cuidados especiais com a saúde dos fios. A hairstylist explica a diferença entre o platinado e o cinza. "Cabelo platinado é caracterizado pelo loiro ultra claro, quase branco, mas que ainda tem a vida do loiro. Os cabelos cinza não tem vida, a cor é opaca e o oposto do platinado".
Para as mulheres de pele clara, Megue diz que o cinza é perfeito. Para as de pele mais morenas, é possível adotar a tendência em forma de mechas.
Mas atenção, não é fácil deixar os cabelos cinza. Nem pense em fazer isso em casa. A hairstylist Tânia Bacili, do La Belle Coiffeur, de Sorocaba, alerta que a avaliação de um profissional qualificado é importante. "É preciso avaliar todos os produtos que a pessoa utiliza no dia a dia. Henna, por exemplo, é um problema para quem deseja parar de usar e começar outro tipo de coloração ou descoloração. Alguns tipos de cremes também deixam o cabelo mais "fechado" para inovações. Megue Costa concorda e explica que sem cuidados de um profissional, corre-se o risco de ficar com os cabelos esverdeados e azulados. "Esse pode ser o resultado da reação da cor do cabelo com a cor do tonalizante", explica Tânia.
Você optou pelo cinza e agora quer saber como cuidar dos cabelos? As duas profissionais concordam que a hidratação é muito importante. Faça em casa, semanalmente, e quinzenalmente no salão, afinal o processo todo inclui descoloração, química, secador,etc. "Os cabelos com química precisam de um cuidado maior", alerta Tânia.
Para a maquiagem, Megue indica olhos e boca marcados, mas sem carregar demais na maquiagem. "Pense em cores que equilibrem o visual e que sejam apropriados para a ocasião. Na dúvida, vale seguir aquela regra básica: olho tudo, boca nada ou vice-versa", indica Megue.