CASA & ACABAMENTO

Cuidados para a lavadora de alta pressão durar mais


Toda máquina, independentemente da finalidade, precisa de cuidados do início ao final da utilização, o que garante seu bom funcionamento e maior durabilidade. Assim é também com as lavadoras de alta pressão e, para isso, a JactoClean - especializada em equipamentos para serviços de limpeza - dá algumas dicas para conservação destes produtos. A primeira delas é ler o manual de instruções da lavadora de alta pressão e os adesivos colocados na parte externa do equipamento. Ambos possuem informações que abrangem os cuidados necessários da instalação ao armazenamento. "A energia, a fiação, os acessórios, a operação, a manutenção, tudo influencia na durabilidade do produto. Seguir as indicações do fabricante é simples e fundamental", explica Antonio Luis Francisco (PJ), Diretor Geral da JactoClean.
Depois de acoplados corretamente os cabos e acessórios, é preciso verificar se a tensão da rede elétrica está de acordo com o aparelho e checar se a variação da tensão está dentro dos parâmetros admitidos, do contrário o motor da lavadora de alta pressão pode ter dificuldades em funcionar, desligando constantemente, devido ao aumento de temperatura.
Para evitar o aquecimento da bomba, a JactoClean orienta que a máquina não seja acionada sem alimentação de água. O equipamento nunca deve ser puxado pelo cabo elétrico ou pela mangueira, o que danifica as peças, podendo exigir suas substituições. Além disso, é fundamental usar calçados com sola de borracha ou outro material isolante ou antiderrapante.
Guardar corretamente uma lavadora de alta pressão, em local protegido contra intempéries, é tão importante quanto a forma de utilizá-la. Um dos principais pontos é eliminar toda a água do circuito e despressuriza-lo após o uso, acionando o gatilho. "É simples: após desconectar as mangueiras de sucção e de alta pressão, ligue a máquina por 10 segundos e certifique-se de que a água depositada no cabeçote foi expelida", informa o executivo.
É preciso ficar atento, também, à formação de incrustações na bomba ocasionadas depois de longo tempo sem utilização da lavadora - a ocorrência dependerá da qualidade da água e, por isso, não é recomendado o uso de água que contém areia fina. Caso ocorra, é necessário girar o eixo do motor manualmente antes de ligar o equipamento à tomada - conforme instruções contidas no manual. As partes acessíveis da máquina devem ser limpas com pano úmido, sem nenhum tipo de produto químico.
Uma recomendação fundamental é desligar sempre a lavadora de alta pressão da tomada para executar qualquer manutenção periódica. Recomenda-se a lavagem do filtro, cuja periodicidade depende da frequência de uso e qualidade da água. Essa medida evita a redução da quantidade de água sugada e da pressão do equipamento.
Já o óleo da bomba deve ser trocado a cada 400 horas de utilização ou seis meses. A medida evita o desgastes prematuros e aumenta a vida útil do produto. "Antes de qualquer manutenção, recomendamos ao consumidor que busque o serviço de assistência técnica autorizada, pois alguns cuidados exigem habilidades que só um profissional treinado saberá orientar e executar", esclarece o diretor da JactoClean.