SOROCABA E REGIÃO

Fundação Cultural Cruzeiro do Sul comemora 26 anos


A Fundação Cultural Cruzeiro do Sul comemora hoje 26 anos de existência. Mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3 por duas décadas, a fundação tem por objetivo inserir definitivamente a emissora na internet e nas redes sociais. Em 2012, a rádio foi transferida para o Alto da Boa Vista, ao lado do jornal Cruzeiro do Sul, depois de 17 anos em um prédio situado no Lar Escola Monteiro Lobato, fortalecendo a base do grupo mantido pela Loja Maçônica Perseverança III. Hoje, o ouvinte localiza a Cruzeiro FM na frequência modulada no rádio do carro ou de casa sintonizando em 92,3; no site www.cruzeirofm.com.br, pelo qual é possível ouvir a rádio em tempo real; e no Facebook (facebook.com/cruzeirofm). Além disso, a Cruzeiro FM passou a disponibilizar ao ouvinte um canal rápido e direto pela ferramenta WhatsApp (15) 99135-5532.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, o empresário Alexandre Issa Latuf, a missão da fundação é dar à emissora ao longo destes anos todas as condições para que possa levar aos ouvintes o que há de melhor em cultura, informação, prestação de serviços, música e entretenimento. "O objetivo da fundação é fazer com que a Cruzeiro FM, que em novembro estará completando vinte anos no ar, continue sendo uma rádio de ponta, com uma programação musical de qualidade, com excelentes projetos culturais, sociais, ambientais, educacionais e focada em um jornalismo sério, imparcial e comprometido com o cidadão, além de estar inserida por completo na internet e nas redes sociais para, dessa forma, chegar até o ouvinte por todas as plataformas possíveis. Para isso, estamos fazendo os investimentos necessários para implantação de novas tecnologias e admitindo profissionais especializados", afirma Latuf.

Desde que se mudou para o Alto da Boa Vista, a rádio recebeu investimentos tecnológicos e, progressivamente, foi melhorando a programação, fazendo adaptações em programas e criando ações importantes para a sociedade. Ampliou também o poder de cobertura na cidade e o conteúdo jornalístico, aumentando, por exemplo, o tempo do Jornal da Cruzeiro Segunda Edição, programa líder em audiência. Apesar de todas as mudanças e investimentos em tecnologia e modernidade, a fundação ainda prepara novidades para 2015. "Neste ano de comemorações, a Cruzeiro FM, mantida pela Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, está preparando muitas novidades, basta ficar sintonizado nos 92,3 ou cruzeirofm.com.br e conferir", afirma Alexandre Latuf.

Além da estrutura física, a rádio, apoiada no aspecto educativo-cultural, passa ainda por importantes transformações que buscam intensificar seus objetivos. Como destaca Latuf, a filosofia da fundação, repassada à Cruzeiro FM, sempre foi lançar um olhar para a cidade de Sorocaba, e os novos ajustes, que podem ser percebidos pelos ouvintes no dia a dia, visam reforçar o papel da rádio como uma instituição que fomenta a educação e a cultura por meio da informação e da arte musical. "A rádio sempre colocou a cidade em foco e esse tem sido cada vez mais nosso objetivo", destaca.