SOROCABA E REGIÃO

PM transfere Companhias para o 7º Batalhão


As unidades administrativas e sedes operacionais da Polícia Militar (PM), as chamadas companhias, vão deixar de existir em três bairros de Sorocaba e serão centralizadas no prédio do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I). A mudança será gradativa e já teve início, com a saída da 1ª Cia do bairro Júlio de Mesquita e transferência para a sede da PM, no Cerrado.

De acordo com informações levantadas pelo jornal Cruzeiro do Sul, no cronograma de transferência, as próximas seriam a 4ª Cia (Vila Haro) - a ocorrer no final deste mês -, a 5ª Cia (Trujillo) e por último a 2ª Cia (avenida Itavuvu). Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a centralização das Companhias do 7ª BPM/I têm o objetivo de liberar policiais militares para o patrulhamento ostensivo e preventivo e que a concentração de agentes em um mesmo espaço vai otimizar as funções administrativas. Representantes dos Consegs de Sorocaba criticam a centralização e entendem que a Polícia Militar estará mais distante da população dos bairros, bem como haverá perdas no tocante a logística e ao tempo para o atendimento das ocorrências.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) disse, em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, que a iniciativa de centralizar as Companhias para o 7ª Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) foi do próprio comandante do CPI-7, o coronel Wagner Tardelli. Pannunzio acrescentou que não houve, por parte do município, "qualquer ordem de despejo", em relação aos aluguéis de prédios bancados pela Prefeitura de Sorocaba e utilizados pela PM nos bairros. O prefeito elogiou a atitude do comandante, ao dizer que sua intenção é de aumentar o efetivo nas ruas, reduzindo o número de homens que estava atuando na parte administrativa dentro das Companhias."É uma posição deles (PM) e a partir daí, sem dúvida, vai desocupar imóveis que a prefeitura está pagando. Vem no sentido de ajudar a prefeitura no corte de despesas."



Leia a versão integral do texto na edição digital, exclusiva para assinantes.
(Clique aqui para fazer uma degustação gratuita)