CULTURA

Cantor e compositor Marquinhos Jaca faz show no Sesi hoje (9)



O cantor e compositor paulistano Marquinhos Jaca apresenta hoje, às 20h, no teatro do Sesi Sorocaba, o espetáculo musical O número hum do Brasil. O show é gratuito e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. O Sesi fica na rua Gustavo Teixeira, s/nº.

Baseado na cadência do samba, no bom humor e nos versos de improviso do Partido Alto, a apresentação é composta por músicas autorais escritas em parceria com outros artistas. O show integra a programação do chamamento Projetos Locais, do Sesi, que tem como objetivo fomentar a produção artística regional e ampliar o acesso a diferentes linguagens artísticas.

Marquinhos Jaca assinala que o show é inspirado em acontecimentos reais curiosos. O repertório inclui músicas que contêm diálogos cômicos entre os personagens, como uma discussão entre marido e mulher como a canção Pior pesadelo. O bom humor e a malandragem do artista são reforçados nas músicas Zé careta e calibra bastante e Fumaça na teia, esta última inspirada em Bezerra da Silva. A religiosidade também é reverenciada no show com a música Nossa Senhora do Partido Alto.

No show, Marquinhos Jaca estará acompanhado de Marcelo Luis Martins (violão sete cordas), Marcelo Henrique Martins (cavaquinho), Manoel Batista Faria Neto (percussão geral), Claudio Silva (pandeiro), Wagner Moreira Luz (tantam), Vinicius Rodrigues Matos (cuica) e Danielle Domingos (voz).

Sobre o artista

Marcos Abrahão Gilberto, o Marquinhos Jaca, vem do Jaçanã, Zona Norte da cidade de São Paulo. Integrou o grupo Pé de Moleque onde acompanhou sambistas como Ivone Lara, Almir Guineto e Germano Mathias. Em 1998, integrou a ala dos compositores da escola de samba Vai-Vai. Formado na Faculdade de Música Carlos Gomes, Marquinhos é presidente da Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de São Paulo (Astec). Sua música É Carnaval, escrita em parceria com André Saracura, integrou a trilha sonora do longa metragem Carandiru (2001).