SOROCABA E REGIÃO

Alumínio completa 23 anos


Terceiro município mais novo da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Alumínio completa neste sábado (02) 23 anos de emancipação. Durante todo o mês de abril, atividades culturais, esportivas e religiosas devem ser oferecidas à população em diversos pontos da cidade. A história de Alumínio começou em 1892, com a construção de uma fábrica de cimentos. Anos depois, a Sociedade Anônima Votorantim iniciou uma fábrica de alumínio no local, a então Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). A evolução da empresa e do número de habitantes na região levou à emancipação de Alumínio. Até então, o distrito pertencia a Mairinque.

As festividades pelo aniversário da cidade começam às 8h30 de hoje, com solenidade de abertura. Em seguida, ocorre Desfile Cívico. Já às 18h, tem início a Festa de São Francisco de Paula, que vai até o dia seguinte. Outras atrações culturais também celebram Alumínio, como exposição de fotografias, no saguão da Prefeitura; apresentação de cinema ao ar livre; shows de diferentes ritmos, como samba, blues, sertanejo, rock e reggae, etc. Essas atividades ocorrem até o dia 10.

Outra atração pela celebração de 23 anos é o 2º Festival Livre de Artes Integradas (Flai) de Alumínio. O evento leva ao público apresentações de música, concurso literário, oficinas e intervenções artísticas. Durante todo o mês, a cidade também será agitada por atividades esportivas, como a Copa de Futsal e de Futebol Alumínio 23 anos.


História


A história do município começa quando o empresário Antônio Proost Rodovalho encontrou reservas de calcário na Fazenda Santo Antônio, perto de São Roque. Na época, ele montou no local aquela que é considerada a primeira fábrica de cimento portland do país, com capacidade de produção de 25 mil toneladas por ano.

Anos depois, o empresário José Ermírio de Moraes passou a administrar os negocios de Rodovalho. E, no início da década de 1940, a CBA começou a ser construída com o objetivo de produzir 7 mil toneladas de alumínio por ano. Os trabalhos na fábrica, porém, começaram 15 anos depois.

Com o desenvolvimento industrial e econômico local, motivado pela expansão da CBA, a população de Alumínio, até então um bairro de Mairinque, demonstrou desejo pela emancipação. A primeira Comissão Pró-Emancipação foi formada em 1983. A separação, entretanto, só ocorreu em 1991, por meio de plebiscito. A primeira eleição foi marcada para outubro de 1992, com a vitória do prefeito José Aparecida Tisêo, que assumiria o cargo no ano seguinte.