SOROCABA E REGIÃO

ClassiCruzeiro renova classificados


Em 113 anos, o jornal Cruzeiro do Sul aprimorou uma qualidade que hoje é valorizada em todas as empresas: a busca incessante da inovação. Isso permitiu que o jornal atravessasse sem turbulências guerras, crises e revoluções, investindo de tempos em tempos para se renovar gráfica e editorialmente e adaptando-se às exigências do público leitor e do mercado de publicidade. E é com essa consciência que o jornal lançou, em 15 de maio, seu novo portal de classificados, o ClassiCruzeiro. Segundo o gerente comercial do jornal, Luiz Trigo, a nova ferramenta, desenvolvida pelos departamentos de Tecnologia da Informação e Marketing, já nasce com a credibilidade centenária do jornal e é voltada para toda a Região Metropolitana de Sorocaba.

Trigo acredita que num futuro breve haverá um "combo" da comunicação, unindo o jornal impresso e as mídias digitais. "Uma versão será a continuidade da outra", afirma. Mas a transformação não ocorre apenas nas plataformas utilizadas. Para Trigo, hoje em dia não se vendem anúncios: "Temos de vender soluções."

O novo portal de classificados vai ao encontro dessa filosofia. O sucesso da nova ferramenta, segundo Trigo, já pode ser aferido pelo número de visitas e visualizações das centenas de ofertas que já foram anunciadas no ClassiCruzeiro. "Em uma semana, uma loja de automóveis obteve 150 mil acessos e 1,2 mil pessoas passaram pelo estabelecimento do anunciante", exemplifica. Mais de 4 milhões e 500 mil acessos foram feitos no período pelo ClassiCruzeiro.

Presença

Essa frenética movimentação no portal alavanca também o jornal impresso, pois, em termos de mídia, o mais importante para o anunciante é estar em todos os lugares ao mesmo tempo. "E nós conseguimos isso por meio de nossas influentes e variadas formas de mídias, como o portal, Facebook, mobile, e-paper, Twitter, Instagram, Google Plus e pela rádio Cruzeiro FM", observa a coordenadora de marketing do jornal, Vanessa Tenor. Ela lembra que desde 2014 vêm sendo desenvolvidas campanhas para o fortalecimento da marca Cruzeiro do Sul junto à população. "A gente é referência de informação na nossa região, mas também em outros centros importantes, como São Paulo e Campinas", destaca. Atualmente, o jornal é visualizado por mais de 1 milhão e 500 mil pessoas no mês. "Em poucos meses, nós dobramos o número de páginas visitadas", comenta. Outro marco notável é o número de likes da página do Cruzeiro no Facebook, que ultrapassa os 223,2 mil, com crescimento orgânico de 1,5% por semana.

Supervisor do departamento de tecnologia da informação, Fábio Florencio, 39 anos, diz que o jornal se preocupou em oferecer qualidade e facilidade ao leitor que acessa o jornal, as notícias e anúncios por meio das mídias digitais. Hoje, a maior parte dos acessos ao site é feita por meio de aparelhos móveis (em sua maioria, celulares). Por isso, um fator determinante para o sucesso do site foi o seu formato responsivo. "Uma página responsiva é aquela na qual você está acessando e ela tem a capacidade de se adaptar a qualquer tamanho de tela, seja num PC, notebook, tablet ou smartphone. Ela exibe o conteúdo da melhor forma possível para o internauta, inclusive vídeos."

As campanhas e promoções pontuais feitas para o assinante e anunciante também colocam o Cruzeiro do Sul em posição de destaque. Vanessa lembra, como exemplos, o Cruzeirão, Assinatura Premiada, Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul e Passeio Ciclístico. "Todas essas ações juntas valorizam a marca e a aproximam de nosso cliente", especifica Vanessa. Além de tudo isso, o jornal vem investindo em outros itens como a revitalização do cartão CruzeiroCard, uma vantagem exclusiva dos assinantes do jornal.