CULTURA

Banda Red Lion Licks lança novo EP


Como definiu o cineasta John Huston, maturidade é a capacidade de tolerar a incerteza. Desta maneira, a banda de rock Red Lion Licks, composta por sorocabanos radicados em Londres, acaba de lançar o EP (extended play) Barebones, disponível nas plataformas digitais Spotfy, Tidal, Itunes, Google Play e Amazon Music. O disco também pode ser ouvido gratuitamente no site oficial da banda (www.redlionlicks.bandcamp.com).

Dois anos depois do bem recebido EP de estreia Billygoat draft, que arrancou elogios públicos de Brent Hinds, guitarrista da banda norte-americana Mastodon, Barebones se aproxima do espectro pesado do stoner metal e é definido pelos seus integrantes como "agressivo, denso e cheio de dúvidas". "A gente está ficando mais velho e com menos certeza das coisas. A Inglaterra está passando por uma situação de separação da União Europeia e vive uma onda de xenofobia enquanto o Brasil também vive um caos político. As músicas desse EP carregam muitas dúvidas e muito simbolismo de como a gente se coloca em relação à sociedade", comenta o baterista Ale Cruz.

O novo trabalho da banda conta com quatro faixas autorais que foram compostas coletivamente, entre janeiro e março deste ano, durante o rigoroso inverno londrino. Neste período, Ale Cruz, único integrante que mora em Sorocaba, permaneceu em Londres convivendo diariamente com Thamila Zenthöfer (vocal), Rafael Oliver (guitarra) e Chokis Costa (baixo). "A gente construiu todas as músicas juntos, ensaiando com bateria eletrônica dentro de um apartamento. Foi um período curto, mas muito intenso de imersão criativa", descreve. Responsável pelas letras, Rafael Oliver complementa que o processo de criação de Barebones foi semelhante ao de Billygoat draft. "Mas com a banda se tornando naturalmente mais pesada. A diferença dessa vez ficou mais na parte técnica, em executá-las como gostaríamos, e equipamentos que tivemos que acrescentar para ter essa sonoridade."

Entre composições e ensaios, os sorocabanos ainda fizeram shows em bares de Londres que são considerados pequenos templos do rock, como o The Unicorn Camden Live e o The Islington. As músicas foram gravadas em estúdio local, com produção de Eduardo Puhl, e mixadas pelo sorocabano Pêu Ribeiro. Barebones, que em tradução livre significa "puro osso", representa uma expressão empregada com frequência por Ale durante os ensaios, para se referir às dificuldades logísticas enfrentadas pela banda para conseguir se reunir, ensaiar, gravar e fazer shows. "O nome caiu perfeito inclusive pela sonoridade e temas das letras", considera Rafael. Com repertório autoral suficiente para um show completo, a Red Lion Licks planeja uma turnê pela Europa ainda neste ano, mas com bateristas convidados no lugar de Ale. "Se a gente conseguir uma sequência grande de shows no Verão, eu volto para lá. Mas a nossa ideia também é mostrar este projeto aqui no Brasil no ano que vem", complementa o baterista.