CULTURA

Banda Funk Como Le Gusta: reconexão com sua essência musical


 
 
A big band paulistana Funk Como Le Gusta se apresenta neste sábado, às 20h, no Sesc Sorocaba. Os ingressos para o teatro estão esgotados, mas o Sesc informa que dependendo das condições climáticas, o show poderá ser transferido para o anfiteatro e, nesse caso, novos ingressos serão colocados à venda amanhã, a partir de 14h, na central de atendimento da unidade. A informação sobre a eventual transferência do local será divulgada amanhã às 13h na fanpage do Sesc Sorocaba no Facebook. O valor varia entre R$ 20 (inteira) e R$ 6 (comerciários).
 
Além dos principais sucessos acumulados em 18 anos de carreira, como 16 toneladas, Funk de bamba e Meu guarda-chuva, a banda tocará na íntegra o álbum A nave mãe segue viagem, o quarto da carreira, lançado em novembro de 2015. Para o vocalista e guitarrista Emerson Villani, o novo disco representa a "reconexão da banda com a sua essência musical", isto é, a retomada das influências do funk norte-americano da década de 1970, após fases de flerte mais acentuado com ritmos brasileiros e latinos, como o samba-rock, o sambalanço e o afro-cuban jazz. "Esse disco foi feito de um jeito muito orgânico e muito simples. Nunca o nosso som foi tão fluente quanto agora", avalia.
 
Segundo Villani, que é um dos fundadores da banda, "a nave mãe" mencionada no título é uma alusão à jornada do grupo nessa "órbita fluente", reforçada nos figurinos com motivos espaciais e o cenário com imagens produzidas pela VJ Elka Andrello. Entretanto, esse termo também pode ser empregado à própria banda, como matriz capaz de influenciar outros grupos com proposta estética similar. Outro sentido possível para a nave mãe que segue viagem é o fato da banda ser o porto seguro para todos os dez integrantes, que desenvolvem trabalhos paralelos, como produtores musicais, criadores de jingles publicitários e bandas de apoio de nomes como Karnak, Clube do Balanço, Jota Quest e Zeca Balero. "A banda é o projeto de alma e coração de cada um de nós. Estamos juntos há 18 anos pela realização", acrescentou.
 
Além de Emerson Villani, a Funk Como Le Gusta é formada por Kuki Stolarski (bateria), Sérgio Bártolo (baixo), Eron Guarnieri (teclados e voz), Décio 7 (percussão), Kito Siqueira (sax alto e barítono), Tiquinho (trombone), Hugo Hori (sax tenor, flauta e voz), Reginaldo 16 (trompete e voz) e Cláudio Cambé (trompete).