ESPORTES

Festival marca inicio de atividades de Centro Nacional de Balonismo


 
O 1º Iperó Balão Festival, que ocorre neste domingo (18), das 6h às 18h, inicia as atividades do Centro Nacional de Balonismo Iperó (CNBI), instalado numa área de 61 mil m2 na Vila Santo Antônio, em Iperó. O terreno abrigou, entre os anos de 1920 e 1990, um depósito de locomotivas e uma oficina para soldagem de trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana e da Fepasa. Depois, ficou abandonado até ser cedido pela União à Prefeitura da cidade.
 
O espaço de lazer será administrado por uma empresa particular, vencedora de um processo de concessão, por um período de 20 anos (prorrogáveis por mais dez). Em contrapartida, ela destinará 500 horas anuais das suas atividades para ações gratuitas com idosos, estudantes da rede pública e moradores da região. "Iperó destaca-se das demais cidades da região pelo seu relevo geograficamente bom para a prática do balonismo. Com isso, queremos fomentar o turismo cultural e ecológico na cidade, integrando os passeios de balão às atividades que já existem, como as trilhas e as visitas à Floresta Nacional de Ipanema (Flona)", conta Johnny Alvarez, conhecido como Johnny do Balão, responsável pela empresa.
 
O evento de amanhã deve ter 62 balões, que vão para o céu às 6h. Alguns têm formatos curiosos, como a Galinha Pintadinha. Também são esperados os campeões brasileiros de balonismo Ronaldo Morales, Luís Silvestre, Fábio Passos, Marcos Paulo e Warley Macedo. Quem quiser contratar um passeio, cujos valores são a partir de R$ 300 por uma hora de voo, precisa entrar em contato com a empresa até hoje. Em terra, as atividades -- com entrada gratuita -- são oficina de pipas e aeromodelismo, planetário, show musical sertanejo e danças típicas. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (11) 98382-9996 ou na página oficial do CNBI no Facebook: www.facebook.com/ centronacionalde balonismo.
 
 
Oficina
 
 
Por ainda estar vinculado à responsabilidade da empresa Rumo, que administra a ferrovia, o imóvel histórico do depósito não foi incluído na concessão do espaço e os termos para sua recuperação e restauração ainda estão sendo discutidos. A intenção é convertê-lo em um espaço cultural.