CULTURA

Sorocabano estará em curta brasileiro em 3D


O ator e bailarino sorocabano Eros Valério integra o elenco do Janaxpacha, primeiro curta-metragem brasileiro em 3D que estreia hoje, às 21h30, no Cine Belas Artes, em São Paulo (rua da Consolação, 2.423).

Filmado nas surpreendentes paisagens do Salar do Uyuni, no deserto da Bolívia, o filme não possui falas, mas narra, por meio da dança e de movimentos corporais, a história de Inti (Eros), um viajante atormentado que se aventura no deserto até encontrar Thunupa (Katherina Tsirakis), a guardiã do salar. Durante sua travessia, Inti é capturado, sacrificado até se transformar em um novo homem: Willka (Rodrigo Andreolli), o oposto de Inti, que precisa então resgatar sua identidade.

Com 12 mil quilômetros quadrados, o Salar do Uyuni é um imenso deserto de sal a mais de 3.600 metros de altura e quando alagado, se transforma no maior espelho do mundo. Com ares de "outro planeta", o Salar inspirou artistas como René Magritte (1898-1967) e Salvador Dali (1904-1989) em suas obras surrealistas. Eros comenta que o curta foi filmado em duas semanas de maio de 2013, em meio a todas as adversidades climáticas da bela e inóspita locação. "De dia faz muito calor e à noite a temperatura fica abaixo de zero. Foi um trabalho árduo e o maior desafio foi enfrentar a natureza", recorda o artista.

O curta totalmente independente foi idealizado pela bailarina e intérprete Katherina Tsirakis, que também divide a assinatura de direção e roteiro com Dimitre Lucho. "Janaxpacha convida o espectador a uma viagem 3D pelo universo surrealista, numa reflexão sobre a origem e o destino da humanidade", define Katherina.

Eros assinala que o filme, com trilha original de Beto Villares (Xingu, Entre nós, Abril despedaçado) e direção de fotografia de Renato Falcão (Rio, e A Era do gelo: big bang), sugere metáforas entre personagens míticos e a natureza. "A guardiã Thunupa, por exemplo, é a personificação do próprio deserto, que "brinca" com os viajantes que atravessam seu sagrado habitat branco", complementa.