SOROCABA E REGIÃO

Jornal Cruzeiro do Sul é líder em circulação no interior de São Paulo


O jornal Cruzeiro do Sul é líder em circulação no interior do Estado de São Paulo, conforme ranking divulgado pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O Cruzeiro alcançou a liderança em novembro passado, ficando atrás apenas da Folha de S. Paulo, do O Estado de S. Paulo e do Agora São Paulo, que mantêm sede na capital. Em novembro, a média diária de circulação do jornal foi de 18.669 exemplares, segundo os dados divulgados pelo IVC. Apesar desses números auditados pelo instituto, a circulação real do jornal naquele mês foi de uma média diária de 21.510 exemplares, já que são considerados pela empresa os jornais efetivamente distribuídos, incluindo as cortesias, campanhas e assinaturas recebidas com atraso. Aos domingos, esse número supera a casa dos 22.700. Neste ranking do IVC, apura-se apenas a tiragem de jornais impressos para assinantes e venda avulsa nas bancas.

O presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal, José Augusto Marinho Mauad, afirma que o jornal sempre esteve em destaque com relação à circulação e que assumir, na atual conjuntura, a posição de líder no interior paulista demonstra a influência do Cruzeiro junto à sociedade. "O Cruzeiro do Sul é uma marca respeitada e ao longo desses 113 anos de existência sempre despontou no interesse do público consumidor. Essa posição do jornal mostra o respeito que a população tem com o Cruzeiro. Somos um jornal ético, transparente e imparcial, temos a liberdade de divulgarmos notícias investigativas e de interesse público à sociedade sem nenhum receio", afirma.

"Acredito que isso mostra que o jornal está fazendo um bom trabalho, com responsabilidade e ética, mantendo sua credibilidade, pois, mesmo diante da crise econômica do país e da crise que o meio jornal está passando, reduzimos pouco e estamos mantendo nossa circulação enquanto outros jornais tiveram uma queda maior", afirma o coordenador administrativo de Circulação, Marcelo Borges. "Eu acredito que o trabalho realizado pela Fundação Ubaldino do Amaral nos últimos anos em Sorocaba, trabalho este em prol das pessoas mais carentes, despertou no assinante uma fidelidade de mais de 40 anos de leitura, por isso ter hoje quase 20 mil assinantes leva o jornal ao topo", destaca o gerente Comercial, Edson Mário.

Além da força do impresso registrada pelo IVC, o site e as plataformas digitais do jornal crescem a cada mês. O site, lançado nos anos 2000, por exemplo, conquistou mais de 4,5 milhões de páginas visitadas por mês por mais de 1 milhão de usuários únicos. "São mais de 50 cidades alcançadas, pelo desktop e dispositivos móveis, levando informação e notícias de qualidade", observa a coordenadora de Marketing, Vanessa Cepil Tenor. "Em um cenário de instabilidade econômica, investir em publicidade é uma questão ainda mais crucial", afirma o analista de Marketing, Bruno Renzis. O Cruzeiro do Sul também conta com o ClassiCruzeiro e o tradicional clube do assinante, o CruzeiroCard.

Esse resultado apresentado mostra que o jornal não está acomodado e que vem procurando sempre melhorar o seu desempenho, segundo a avaliação do editor-chefe, José Carlos Fineis. "A boa performance do Cruzeiro do Sul entre os jornais impressos de maior circulação do Estado, num momento particularmente delicado para as mídias impressas e para as atividades econômicas em geral, é consequência do respeito que temos pelo leitor e da clareza com que encaramos nossa missão de manter a comunidade bem-informada", afirma. Ele lembra que a aproximação com o público leitor e a recolocação do jornal como um veículo de comunicação de interesse e influência regional auxiliaram nessa evolução do periódico. "É isso o que temos perseguido com projetos como o Bate-Papo com a Redação e o Repórter Cidadão, que nos permitem ampliar e melhorar a qualidade de nossa cobertura", destaca.