Dom Julio toma posse como o novo arcebispo
Durante sua primeira pregação (homilia), como arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, comparou sua cerimônia de posse, realizada na manhã deste sábado (25), a uma final de Copa do Mundo disputada entre Brasil e Argentina. Ele afirmou, como que numa final de Mundial, chegou a ter um bloqueio para preparar sua homilia, já que a sensação era de um jogo em que tinha que fazer tudo para ganhar. Para os fiéis, que acompanharam a cerimônia de posse, no interior da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte ou de um telão na praça Coronel Fernando Prestes, Dom Julio Endi Akamine fez um "golaço".
+ Confira a entrevista exclusiva com o novo arcebispo
Às 9h27, o portão da residência episcopal, localizada na rua Padre Guerazzi, na Vila Santana, abre-se e dom Julio Endi Akamine surge ao telefone celular, com seu antecessor dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues ao fundo. Na frente da residência, os batedores da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba já o aguardavam para os quase três quilômetros no percurso até a região central de Sorocaba.
Às 9h41, o Mercedez Benz S 320, de placas CEO 0004/Sorocaba, desembarcava na frente da Catedral Metropolitana de Sorocaba. Saudado pelo público presente, dom Julio Akamine e dom Eduardo Benes são recepcionados pelo padre Tadeu Rocha Moraes, que é o pároco da igreja da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte.
Na porta da igreja, representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) - o prefeito José Crespo (DEM), o vereador Pastor Luís Santos (Pros) e o diretor do Fórum de Sorocaba, o juiz Hugo Maranzano - recepcionam o novo arcebispo de Sorocaba. Na porta da igreja, ele borrifa água benta no público e também nas autoridades.
Depois de ser recepcionado por uma catedral lotada, dom Julio Akamine se dirige ao Clube Recreativo Central, onde troca de roupa para celebrar sua primeira missa como arcebispo. Já pronto, o arcebispo atende a solicitação da menina Vitória Rafaela, de 10 anos, que lhe pediu uma foto. Dom Julio Akamine sorri, assim como Vitória, mostrando as covinhas. "Estava muito ansiosa e sei que é um momento histórico", disse a garota, que faz parte da Comunidade Nossa Senhora Mãe dos Homens de Sorocaba, do Jardim Brasilândia.
Ela estava acompanhada dos pais Glauceli e Celsinho Ceoli.
Às 10h34, é lida publicamente a carta do representante do papa Francisco (núncio apostólico no Brasil), dom Giovanni d"Aniello, marcando oficialmente a transmissão de cargo de dom Eduardo Benes para dom Julio Akamine. Dom Eduardo Benes deixa a função, que assumiu em 2005, após completar 75 anos de idade.
Às 10h40, o arcebispo metropolitano de São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer chega a cerimônia, após ser atrasar num congestionamento na rodovia Castelo Branco. Dom Julio Akamine agradece a presença de Dom Odilo e cita que sua missão, frente à
Arquidiocese de Sorocaba, será de fazer a vontade de Deus. Ele afirmou que o bispo não tem o telefone celular ou whatsapp de Deus, porém precisa conhecer a sua vontade e realizá-la até o fim.
Representante da pastoral nipo-brasileira, Sérgio Koichi Noguchi, veio de São Paulo para celebrar a posse do primeiro bispo que é descendente de japonês. Koichi relembrou de todo o sofrimento vivido pelo povo imigrante, que veio do Japão, no ano de 1908. Ele indicou que dom Júlio Akamine recebeu uma grande benção de Deus, ao ser chamado para servir a igreja. "Ele tem um carisma muito grande dentro de nossa colônia e estamos aqui hoje prestigiando, com muita alegria de poder estar junto com ele e de crescer espiritualmente também. Deus abençoe Dom Julio e que ele consiga fazer uma bela missão em Sorocaba, com a colônia e com os brasileiros também."
Com final da cerimônia, Dom Eduardo Benes deixa a catedral e tem seu nome gritado por uma multidão. Dom Julio Akamine começa atender uma extensa fila de pessoas, por volta das 12h05, transformando-se em alvo de todos os holofotes.
Manoel Fonseca, que trouxe um banquinho de casa e acompanhou a missa toda do lado de fora da catedral, resume a cerimônia de posse. "Na verdade foi um golaço, que ele fez hoje. Uma celebração bem feita."