Moreira Filho é a história, em pessoa
O radialista Aldrovando Moreira Filho -- ou simplesmente Moreira Filho -- integrou, por 30 anos, o principal time esportivo do rádio sorocabano: a Equipe 1080 da Rádio Clube. Ela foi criada por Bertoni Júnior em 1957, em alusão à famosa Equipe 1040 da Rádio Tupi de São Paulo, quando Salomão Pavlovsky, Joubert e Otto Wey Netto, entre outros titulares da emissora, transferiram-se para a Rádio Vanguarda -- que o próprio Salomão estava transferindo de Tietê para cá.
No prefixo 1080, Moreira Filho dividiu os microfones com grandes narradores -- dos quais destaca Bertoni Júnior e Jurandyr Matheus, já falecidos. "O Bertoni era dono de um estilo acadêmico e foi o primeiro chefe da equipe. Usava verbetes expressivos, como "goalkeeper" ao invés de goleiro, em voz empostada. Mais tarde, o Jurandyr, que chegou como repórter de campo, assumiu o departamento porque o Bertoni passou a se dedicar à política. E implantou uma revolução, por influência de Edson Leite e Pedro Luiz, da Bandeirantes: popularizou a transmissão, adotando jingles e vinhetas, aberturas musicadas, uma nova forma de se comunicar com o ouvinte", relembra, aos 87 anos -- dividindo a história do rádio esportivo sorocabano em "antes e depois de Jurandyr Matheus".
Foi com os dois, aliás, que Moreira Filho fez a transmissão mais importante do rádio local: o acesso do São Bento à Divisão Especial do futebol paulista, contra o América, em 22 de fevereiro de 1963. "Na terceira partida, o Bertoni narrou um tempo e o Jurandyr narrou outro. E ambos terminaram roucos, tamanha era a tensão daquele jogo. Para mim, o difícil foi encontrar palavras que justificassem o que acontecia em campo diante da empolgação. A experiência contou muito", recorda-se. O São Bento ganhou o terceiro jogo por 2 a 1, após dois empates, para a festa de milhares de torcedores que lotaram trens inteiros para chegar ao Pacaembu.
Partidas inesquecíveis
Ter visto o São Bento encarar a seleção brasileira em 1966, como amistoso de preparação para a Copa do Mundo, em Serra Negra, foi um dos jogos que marcou a carreira de Moreira Filho. Naquela ocasião, além do público de Sorocaba, a Rádio Clube gerou o jogo para as ondas curtas da Difusora Hora Certa, de Guarulhos, também das Casas André Luiz. O Azulão foi goleado por 7 a 1, atuando com o quadro reserva na etapa complementar.
E em dezembro de 1979, ao lado do narrador Crocco Júnior e do técnico de externas José Carlos Nogueira, Moreira Filho foi ao Maracanã para comentar Flamengo x São Bento, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo acabou em 4 a 0 para os rubro-negros, mas rendeu-lhe as lembranças do maior templo do futebol brasileiro. "É uma coisa majestosa", resume.