ARTIGOS

Isso não é humor: Danilo Gentili e as migalhas do riso


Isabella Reis Pichiguelli,com Thífani Postali

O humor não está em toda piada que faça rir. O aspecto constituinte do humor está na parte de dentro, no espírito. Humor que é humor está sempre direcionado à quebra de barreiras, tabus, status quo. Mikhail Bakhtin ensina que a maneira do riso para tanto é sua ambivalência: tem um lado positivo e um negativo, inseparáveis. Ao mesmo tempo, o riso destrói e reconstrói, mata e ressuscita, desintegra e une. Não é dirigido especificamente contra nada ou ninguém. É de todos e para todos. O humor sempre leva à renovação dos estados das coisas, do mundo.

Por isso, humorista que é humorista não usa o humor como desculpa para falar o que e do jeito que quiser. E sabe que se lhe faltar o princípio positivo do riso, o outro é apenas migalha, resto que pode até gerar risada, mas nada mais. Sabe que se lhe faltar o poder de restauração, lhe falta o próprio humor. No entanto, há os que não são humoristas. Trabalham com a linguagem do humor, mas não fazem humor.

É fato que há muito o que cause risadas sem ser humor. Henri Bergson aponta que só rimos do que não nos afeta emocionalmente. Sem o aspecto positivo do riso, a unidade, o riso de todos e para todos, só é possível rir do que não se conhece. É por essa razão que predominam, no conteúdo daqueles que dizem fazer humor mas não o fazem, as ofensas e os discursos de senso comum, posto que estes são baseados na falta de empatia e em estereótipos que reduzem pessoas e ideais a rótulos, cujos solos férteis são os que possuem dominação sobre os demais e a buscam preservar.

Um exemplo desse humor que não é humor é o ""humor"" de Danilo Gentili, apresentador do The Noite no SBT. Na maioria de suas ""piadas"", exacerbam-se os preconceitos contra grupos distantes de sua realidade. Assim, obviamente, quem compactua com seus discursos é quem não se vê no conteúdo e que contribui com um tipo de discurso que tem como função manter a ordem dominante. São discursos de Gentili: ""Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz""; ""O cara esperou uma gostosa ficar bêbada pra transar com ela. Todos sabemos o nome que se dá pra um cara desses: gênio""; ""Sério @LasombraRibeiro vamos esquecer isso... Quantas bananas vc quer pra deixar essa história pra lá?"", em resposta a um internauta negro; ""E esse dado da Ong Gay aí que "1 gay é morto a cada 26 hs"? 140 heteros são mortos a cada 24 hs. Alguém aí come meu c... hj? Só por segurança."

Em entrevistas, Gentili sustenta que quem não ri de suas piadas é porque não possui senso de humor. Também crê que seu humor corrobora com a maioria da sociedade, ajudando a ir contra ""o que uma minoria tenta apascentar para que a sociedade toda viva de acordo com a agenda política deles"". Ou seja, ele não possui conhecimento sobre o que fala, o que reflete em seu trabalho. Mesmo que defenda que seu humor é autodepreciativo e contra o status quo, suas narrativas apontam para o contrário: quando se autodeprecia, não é taxativo como com outros grupos sociais, fazendo uso de um humor que não humilha, não o coloca (ou a seu grupo) numa situação inferior aos demais grupos.

Em suma, muitos comediantes têm se apropriado do humor esvaziando, de certo modo, o seu propósito. Acreditamos que num momento de grande tensão sobre os assuntos que envolvem aspectos político-sociais, o humor transformou-se com mais força em ferramenta de dominação e poder, em que aquele tem mais poder -- visibilidade --, se presta a favorecer os discursos dominantes. E esses sim são minoria, caro Gentili.


Isabella Reis Pichiguelli é jornalista e mestranda em Comunicação e Cultura pela Uniso. Premiada duas vezes pela ASI em Direitos Humanos. É membro do grupo de pesquisas Nami e desenvolve pesquisas sobre humor. E-mail: [email protected]
Thífani Postali é doutoranda em multimeios pela Unicamp e mestra em Comunicação e Cultura pela Uniso. É professora da Uniso e membro dos grupos de pesquisas MidCid e Nami. Blog: www.thifanipostali.com