CULTURA

Fundada por sorocabano, editora Contexto completa 30 anos


Nas últimas três décadas, as transformações políticas, sociais, científicas e tecnológicas ocorreram de forma mais rápida e profunda do que ao longo de 200 anos de Idade Média. A constatação embasada no conceito de "aceleração do tempo histórico" é do historiador e escritor sorocabano Jaime Pinsky e justifica o mote central do livro comemorativo da Editora Contexto, fundada por ele há exatos 30 anos.

Para celebrar a data, a editora está lançando o livro O Brasil no Contexto: 1987/2017, organizado por Pinsky, e que reúne textos de diversos autores que traçam um panorama das transformações sociais, políticos, econômicos, culturais e comportamentais. O livro tem 15 capítulos de estudiosos de renome como o historiador Leandro Karnal, o jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, a educadora Magda Soares e as também historiadoras Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro.

O lançamento oficial da obra será terça-feira (25), às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, com roda de conversa com o narrador esportivo Milton Leite, o economista Antonio Corrêa de Lacerda e o sociólogo José de Souza Martins, que também assinam capítulos do livro. A mediação será de Jaime Pinsky e a entrada é gratuita. O MIS fica na avenida Europa, 158, São Paulo.

Citando as transformações na língua portuguesa, nas estruturas familiares e na economia do país como exemplos do fenômeno de "aceleração do tempo histórico" dos últimos 30 anos, Pinsky destaca que não é por acaso que a história de sua editora coincide com o período de redemocratização brasileira. "A Contexto é fruto desse período de abertura porque seria inviável no período militar. A editora não impõe censura aos autores, seja de direita, esquerda, centro. A única preocupação é que o texto seja bem elaborado", defende.

Filho de comerciantes, Pinsky se recorda da infância e a adolescência vivida no bairro Além Linha e das escolas que frequentou, a Visconde de Porto Seguro e Dr. Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão). "Sou são-bentista roxo e assistia a todos os jogos no [estádio] Humberto Reale", comenta. Pinsky detalha que deixou Sorocaba após concluir a graduação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (Fafi), atual Uniso, para lecionar na Unesp de Assis e prosseguiu a vida acadêmica como professor da USP e Unicamp.

A ideia de fundar a Editora Contexto, aliás, nasceu dentro do campus da Unicamp, quando ele teve a experiência de coordenar um projeto de implantação da editora da universidade. "Eu comecei a gostar da brincadeira e não parei mais", conta.

Sediada em São Paulo, a editora comandada pelo sorocabano tem atualmente 18 funcionários e lança uma média de 40 livros por ano. Ao longo de três décadas, segundo ele, a Editora Contexto publicou 800 títulos, de mais de 1.100 autores.

Pinsky afirma que, desde sua fundação em 1987, a editora mantém a missão de diminuir a distância existente entre a sociedade em geral e o saber produzido nas universidades. "Se a produção do conhecimento não sai da academia, não existe a circulação do saber", acrescenta.