SOROCABA E REGIÃO

Pesquisa do IBGE aponta que 9 mi de idosos praticam exercícios


Estima-se que cerca de 9,2 milhões de idosos praticaram esporte ou atividade física em 2015 no Brasil. Os números foram divulgados na quarta-feira (17) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2015), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a Prática de Esporte e Atividade Física no País. Em Sorocaba, embora não exista um levantamento oficial, a procura por atividade física e esportiva em academias, clubes e entidades pelas pessoas com 60 anos ou mais vem crescendo a cada dia. É o caso do casal Eni e Manuel Varanda, que praticam exercícios físicos diariamente em academia, além de caminhadas (veja texto abaixo).

Para os especialistas também não há dúvidas de que a combinação de atividades físicas ou a prática de esportes com uma alimentação saudável são fundamentais para o envelhecimento saudável, e ainda retardar esse processo. Segundo o médico cardiologista Daniel Horta Costa, da Clínica Vitamed de Sorocaba, o ideal é que os exercícios físicos sejam feitos pelo menos três vezes por semana e com uma hora de duração. "Também é importante frisar que a atividade física deve ter o acompanhamento de um profissional para orientar o praticante, e de um médico para acompanhar periodicamente a saúde do paciente, principalmente os idosos."

Segundo o estudo do IBGE, de um total de 38,8 milhões de pessoas que praticaram esporte em 2015 no Brasil, cerca de 3,9 milhões eram idosos, isto é, tinham 60 anos ou mais. E de um total de 28,1 milhões de pessoas que praticaram alguma atividade física no País, cerca de 5,3 milhões também eram idosos.

De acordo com a pesquisa do IBGE, em relação à prática de atividade física ou esporte pelos idosos, a caminhada foi a mais praticada no período, atingindo 66,5% do total de quem tinha 60 anos ou mais na época do levantamento. Já entre as atividades físicas preferidas pelos idosos, além da caminhada (21,8%) estão andar de bicicleta (13,3%) e fitness ou academia (9,69%).

E em relação ao esporte, entre as modalidades mais praticadas pelos idosos, a ginástica rítmica e artística aparecem em segundo lugar na preferência sendo a opção de 21,1% das pessoas com 60 anos ou mais, atrás somente da caminhada (24,6%).

Segundo o IBGE, a pesquisa investigou a prática de esportes e atividade física por pessoas de 15 anos ou mais no período de 27 de setembro de 2014 a 26 de setembro de 2015, identificando o tipo de esporte ou atividade física praticada, perfil dos praticantes, motivação, local de prática, frequência, entre outros aspectos relacionados. A pesquisa estimou ainda que 61,3 milhões de pessoas praticaram algum esporte ou atividade física no País no período.


Adeptos de atividades físicas destacam os efeitos positivos

O casal Eni e Manuel Varanda ilustra alguns dos aspectos apontados na pesquisa feita pelo IBGE sobre a Prática de Esporte e Atividade Física dos brasileiros. Além disso, eles fazem parte do grupo de quase 35 mil habitantes de Sorocaba que têm hoje mais de 70 anos de idade. Eni, 80 anos, e Manuel, 94 anos, afirmam que praticam atividades físicas diariamente e sentem os efeitos positivos na melhoria da qualidade de vida. Eles fazem caminhada e também praticam exercícios físicos na Ápice Academia. Segundo o proprietário, Ricardo Rondello, cerca de 30% a 40% dos clientes são idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais.

Eni Varanda disse que após problemas no fêmur começou a fazer exercícios mais específicos por indicação médica. "Tive que fazer sessões de fisioterapia na academia após um problema de saúde. E em seguida, o médico recomendou aliar ao tratamento exercícios físicos na academia. Prontamente comecei e não parei mais." Ela conta que além de se exercitar junto com o marido, a atividade física faz bem para a saúde e melhora muito a qualidade de vida. "Adoramos malhar juntos e os profissionais da academia são muito atenciosos e excelentes profissionais", destaca Eni.

Manuel Varanda afirma que sua grande incentivadora foi a esposa e desde que começou a praticar exercícios físicos não parou mais. "Sempre pratiquei exercício, como caminhada, por exemplo. Hoje faço meu treino todos os dias, pelo menos 1 hora por dia, e volto para casa feliz e realizado".