SOROCABA E REGIÃO

Fim de ciclofaixa gera protesto em Sorocaba

Cerca de 60 ciclistas, representantes de sete grupos de adeptos do ciclismo, participaram na noite desta quarta-feira (31) de uma manifestação contra a desativação da ciclofaixa da rua Paes de Linhares, no Jardim Brasilândia. Eles percorreram o espaço destinado para as bicicletas entre a avenida Itavuvu e a rua João Ribeiro de Barros, em um protesto pacífico. O fim dessa ciclofaixa, bem como a readequação dessa estrutura em vários pontos da cidade, foi divulgada pela Prefeitura no início da semana. A desativação está prevista para hoje (01).

De acordo com Willian Brito, Pedro Matheus e Marco Camacho, integrantes de dois dos grupos presentes, a Prefeitura não poderia desativar a ciclofaixa por conta de uma pesquisa que aponta o uso prioritariamente no horário de pico, pois entendem que o espaço é que garante a segurança do ciclista, independente de quantos sejam. Eles porém apoiam a possível readequação da ciclovia da avenida Ipanema, que deve ser transferida da calçada para o canteiro central.

O produtor cultural Bruno Melnic Incao ressaltou que a estrutura cicloviária é importante para o deslocamento de pessoas com maior segurança, além da manutenção demandar menor custo. Segundo ele, a Prefeitura não poderia decidir sem consultar a população.

A Urbes também deve rever as ciclovias das avenidas Joaquim Silva, Antônio Carlos Comitre e Bento Mascarenhas Jequitinhonha. A ideia do governo municipal é que cada modal de transporte tenha o seu próprio espaço no sistema viário. Ou seja, que pedestres circulem pelas calçadas, ciclistas pelas ciclovias e veículos pelas pistas de rolamento.