ARTIGOS

O início do inverno e as origens da festa junina

Paulo Sergio Bretones

No dia 21 de junho, às 1h24 no horário de Brasília, teve início o inverno no hemisfério sul, que corresponde ao início do verão no hemisfério norte. O chamado solstício, que acontece no dia 21 ou 22 de junho, no hemisfério norte ocorre o dia mais longo e a noite mais curta do ano e no hemisfério sul o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Nesta época temos as tão populares festas juninas, cujas origens são anteriores à era cristã e muito mais antigas que muita gente imagina.

Há milhares de anos muitos povos construíram templos e alinhamentos de pedras para marcar a direção do nascer o do pôr do sol no início das estações do ano como o famoso Stonehenge na Inglaterra. No início do verão do hemisfério norte, povos como os egípcios, sumérios e celtas realizavam rituais de abundância e fertilidade em que pediam fartura nas colheitas. Na Europa, há centenas de anos, nestas festas ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos deuses nos quais acreditavam. As pessoas acendiam fogueiras e dançavam para espantar os maus espíritos. Nas cerimônias realizadas na Escócia e na Irlanda, ofereciam bolos ao sol, e passavam crianças pela fumaça das fogueiras.

Os gregos e romanos também prestavam culto à deusa Juno, esposa de Júpiter, no mês de junho que tem este nome devido à sua origem no calendário romano. Chamada Hera pelos gregos, a protetora dos casamentos, Juno era considerada a protetora das mulheres, a padroeira da fertilidade, invocada em cerimônias de matrimônio para trazer felicidade e filhos. Estas festas eram chamadas ""junônias"" e era uma tradição casar-se no mês de junho. Em 58 a.C., quando o imperador romano César conquistou a Gália, na França, os bárbaros já comemoravam o início do verão. Na Europa, a festa pagã do solstício de verão, chamada Litha, era celebrada em junho e os cultos à fertilidade realizados até o século 10. Assim, a igreja resolveu cristianizar tais cultos, instituindo dias de homenagens aos três santos: Santo Antônio no dia 13, São João Batista no dia 24 e São Pedro no dia 29. Assim como a árvore pagã do solstício de inverno foi cristianizada em árvore de Natal, a fogueira do dia de ""Midsummer"", em 24 de junho tornou-se, na Idade Média, um atributo da festa de São João, celebrado nesse dia. Ainda hoje, a fogueira é comum nas festas europeias, como ocorre na Estônia, Portugal, Finlândia, França, Itália e Espanha.
Os indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses já conheciam bem a posição do nascer do sol no início das estações e faziam rituais no mês de junho em celebrações relacionadas à agricultura, com música, danças e muita comida.

A seita uika, mantendo a tradição dos antigos celtas também acende fogueiras pelo mundo nesta época. Na Letônia, ainda hoje, o festival mais importante é o chamado J??i, celebrado na noite de 23 para 24 de junho com fogueiras, música e comidas como já faziam há séculos.

Outros povos da América comemoram até hoje a data. Uma delas é a festa do sol chamada Inti Raymi, em Cuzco no Peru. Também em Tiwanaku na Bolívia, no Templo de Kalasasaya existe uma porta voltada para leste, no local onde o sol nasce no solstício de inverno.

Naquele local, ainda hoje o povo aymara realiza uma cerimônia de Ano Novo com os primeiros raios do sol deste dia.

No início do inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte, o sol nasce o mais deslocado para o norte. Quem está de frente para o leste nota que o sol nasce o mais para a esquerda possível e quem está de frente para o oeste, observa que o sol se põe o mais para a direita possível.

Mesmo morando nas cidades as pessoas podem tentar observar o sol nascendo e se pondo e comparar sua posição com outras épocas do ano. Também se pode tirar uma foto, facilmente com as câmeras dos celulares.

Isto é importante de ser notado pelas crianças. Numa época de festas tão bonitas, o nascer e o pôr do sol estão entre os fenômenos celestes e mais bonitos de serem observados.

Prof. Paulo Sergio Bretones - DME-UFSCar/Campus Sorocaba - www.paulobretones.com.br