CULTURA

Comemoração de 4 anos do Palco Livre reúne 50 músicos



Mais de 50 músicos se revezarão hoje, a partir das 17h, na praça Zeca Padeiro, em Votorantim, para tocar clássicos do rock desde a década de 1960 até os dias atuais. O show, com entrada gratuita, celebra o aniversário de 4 anos do projeto Palco Livre, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (Sectur). O encontro de representantes de dezenas de bandas de Sorocaba e região, de diferentes gerações, faz parte do Rock of Ages Live Fest, uma jam session criada com intuito de resgatar a história do rock and roll.

Idealizado pelo então secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Domingues, na gestão do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), o evento mensal estreou em 2013 com intuito de ser um espaço aberto para bandas da cidade e região que desejavam mostrar o seu trabalho ao vivo. "No início era voltado a todos os gêneros musicais, mas foi o pessoal do rock que abraçou a causa com mais força e evento ganhou essa vocação que hoje está consolidada", comenta o produtor Andinho Soares, responsável pela curadoria das bandas.

Segundo Andinho, a cada edição o festival recebe público médio de 600 pessoas, com recorde de 2,5 mil pessoas, em edições especiais. "O público é bem variado, de todas idades e também vêm famílias inteiras, com crianças. É um ambiente muito familiar. Muita gente vem de fora também, de cidades como Campinas, Indaiatuba, Salto e Porto Feliz", destaca.

Apesar de ter sido criado em outra administração municipal, o atual titular da Sectur, Edson Cortez, destaca que a pasta decidiu manter os investimentos no Palco Livre, devido à boa avaliação do projeto, que tem público cativo, movimenta a cena cultural da região e atrai turistas a Votorantim. "Eu gosto muito mais de continuativa que da iniciativa. A cotinuação de projetos bem sucedidos gera tradição, memória e consolida o público", defende. Segundo Cortez, além da contratação do produtor, o investimento da prefeitura consiste na cessão dos espaços para os shows e empréstimo de equipamentos de som próprios e locação de aparelhagem, quando necessário.

Andinho destaca que, ao longo de quatro anos, mais de 240 bandas já se apresentaram no evento, que geralmente é realizado no segundo domingo do mês, ora na Praça Zeca Padeiro, ora no Aquário Cultura.

Além de bandas de Votorantim e cidades da região, das mais variadas vertentes do rock e do metal, o Palco Livre já recebeu atrações de destaque internacional como a Noturnall e a Sunrunner, dos Estados Unidos, além de ícones do rock nacional, como Salário Mínimo, Genocídio e o vocalista Percy Weiss, das lendárias bandas Made In Brazil e Patrulha do Espaço.

Segundo Andinho, as bandas interessadas em se apresentar devem o procurar pessoalmente, durante o próprio evento, ou enviar material, pela página do projeto no Facebook. "A prioridade é para bandas independentes da região, que tenham trabalho autoral", comenta, citando que a escalação das bandas é determinada de acordo com a vertente de cada edição, que vai do rockabilly ao metal extremo.

Proprietário de uma loja de instrumentos musicais e guitarrista da banda de heavy metal Motra, o sorocabano Cesar Prando é frequentador assíduo do Palco Livre e destaca que a iniciativa "preenche uma lacuna", já que poucas casas de shows da região abrem espaço para bandas com sons mais pesados. "Essa união fortalece a cena, abre espaço para bandas novas e anima a gente a tocar", destaca.

Vocalista da banda Dreamwild, uma das pioneiras do heavy metal melódico na região, Márcio Antunes Rodrigues afirma que o evento mensal possui características similares a consolidados festivais do gênero e oferece estrutura profissional tanto a bandas iniciantes como as que já acumulam décadas de carreira. "É muito legal uma banda underground ter a chance de tocar de igual para igual com outras maiores, e para um público atento e interessado. Poucas cidades do país têm um evento fixo assim", destaca.

Com 21 anos de carreira completados neste ano, a Dreamwild é uma das bandas de metal mais antigas da região ainda em atividade e, segundo Antunes, já tocou no Palco Livre cerca de 20 vezes. "Inclusive, muitas bandas novas surgiram e outras antigas, que estavam paradas, voltaram à ativa, e começaram a lançar material, depois do Palco Livre", acrescenta.

História do rock

Show que ocorre anualmente desde 2012, o Rock of Ages Live Fest, ou ROA Fest, foi idealizado pelo guitarrista e produtor artístico Samm Ribeiro, com intuito de reunir músicos da região de Sorocaba numa grande jam session, cujo o repertório revisita os maiores clássicos do rock de todas as épocas.

A edição de hoje, segundo ele, contará com 53 músicos. "A gente sempre realizava o Rock of Age no Pirilampus, mas agora que ele fechou o Palco Livre nos acolheu e nós não ficamos órfão", diz.

O repertório vai de Little Richard a Iron Maiden, passando por Beatles, Ufo e Thin Lizzy. Segundo Samm, no intervalo das músicas, o jornalista especializado em rock e metal, Ricardo Batalha, da revista Roadie Crew, fará resenha comentada sobre bandas revistadas e sua influência. A ideia é transmitir o legado do rock para o público mais novo. "As novas gerações escutam rock hoje, mas não conhecem bem a origem e a trajetória até chegar nos dias de hoje", destaca Ribeiro.

Responsável por arregimentar os músicos para o show de hoje, Samm destaca que os ensaios começaram há 4 meses e o projeto representa a celebração do rock, por músicos de diferentes gerações. "De 13 a 50 anos", diz.

O caçula da jam session é o baterista Leonardo Constâncio, de Londrina, de 13 anos que aos 9 foi vencedor do concurso Miniprodígio, do SBT. "Esta vai ser a primeira vez que eu toco em Votorantim. Acho muito legal tocar com pessoas diferentes, de estilos diferentes", afirma Leonardo.