ECONOMIA

Fabricante de papel 'WestRock' anuncia fábrica em Porto Feliz


A fabricante de papel e embalagens de papelão ondulado WestRock confirmou investimento de US$ 125 milhões (aproximadamente R$ 410 milhões)em uma megaplanta em Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A fábrica, cujas obras de terraplenagem já começaram, será uma mais modernas do mundo, de acordo com a empresa. A previsão para que fique pronta é o segundo trimestre de 2019.

A multinacional de origem norte-americana informou que a fábrica em Porto Feliz funcionará integrada às operações florestais e da produção de papel da unidade de Três Barras, processando aproximadamente 100 mil toneladas da linha de papéis de alta qualidade. Na capacidade plena, a unidade produzirá em torno de 400 milhões de metros quadrados de papelão ondulado por ano. Os equipamentos -- onduladeiras e impressoras -- serão de última geração.

A fábrica terá maior flexibilidade para atender a demanda crescente e as diferentes necessidades de clientes na região Sudeste do País, de acordo com a WestRock. O traçado da rodovia Castelo Branco (SP-280) contribuiu para a escolha do município, devido à logística de entregas.

A Invest São Paulo, agência estadual de promoção de investimentos, auxiliou na busca pela melhor localização. "Esse é um dos exemplos de projetos que demandaram uma grande mobilização da nossa equipe. Realizamos estudos de áreas e o levantamento de informações estratégicas sobre diversas cidades, visitando terrenos e colocando a empresa em contato com as entidades públicas e concessionárias de serviços envolvidos no processo. Um dos fatores pela escolha de Porto Feliz foi o suporte e a prontidão da equipe municipal em nos atender", disse o diretor de Novos Negócios da Invest São Paulo, Sérgio Costa.

"Quando [a fábrica] estiver funcionando, estabelecerá novos parâmetros em relação à eficiência e à produtividade de suas operações e mudará a forma como eles entendem o significado em relação a produtos e serviços diferenciados"m enfatizou o presidente da WestRock no Brasil, Jairo Lorenzatto. A empresa não divulgou quantos empregos devem ser gerados. (Da Redação)