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Na 1ª hora do Dia do Solteiro, empresa fatura US$ 10 bilhão


A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba faturou US$ 10 bilhões na primeira hora do Dia do Solteiro, o maior dia de vendas on-line do planeta. O evento, que teve início nos anos 1990 como uma reação de jovens chineses contra o Dia dos Namorados, se tornou um fenômeno desde que a Alibaba, em 2009, começou a promover descontos na sua plataforma, como forma de estimular as vendas em um período tradicionalmente parado para o comércio.
 
Neste ano, antes de dar a largada para as promoções, a empresa promoveu festa que reuniu personalidades como a atriz Nicole Kidman, o músico Pharrell Williams e a tenista Maria Sharapova. No ano passado, a data (que sempre ocorre em 11/11, quando há a maior coleção no calendário do número um, representando o solteiro) movimentou somente na Alibaba US$ 17,7 bilhões -em 2015, foram US$ 14,3 bilhões. A expectativa é que as negociações neste ano superem os US$ 20 bilhões. Para ter uma ideia, a Black Friday e a Cyber Monday (duas das principais datas do varejo nos Estados Unidos) tiveram faturamento no comércio eletrônico de, respectivamente, US$ 2,7 bilhões e US$ 3,1 bilhões.
 
A Amazon obteve US$ 1 bilhão no ano passado, na sua principal data de vendas, que ocorre em julho e envolve uma janela de 30 horas com promoções para os clientes. "Esse é um grande evento para a economia chinesa", disse Joseph Tsai, cofundador da Alibaba e vice-presidente do conselho da empresa, abaixo de Jack Ma, na hierarquia da companhia. "No Dia do Solteiro, comprar é um esporte, é entretenimento." Segundo ele, que tem uma fortuna de US$ 11,5 bilhões, o aumento da renda dos "mais 300 milhões de consumidores de classe média" do país vai continuar a alimentar as vendas. "Esse grupo poderoso está estimulando o consumo na China." (FOLHAPRESS)