CULTURA

Girls Rock Camp Brasil da origem a documentário e vai para o cinema


Realizado anualmente em Sorocaba desde 2013, o projeto Girls Rock Camp Brasil, cujo foco principal é o empoderamento feminino através da música, ganhará as telonas do cinema no filme "Todas as meninas reunidas, vamos lá", que estreia no dia 21 de dezembro.
 
Dirigido por Carol Fernandes, o documentário narra o dia-a-dia do Girls Rock Camp Brasil, um acampamento de férias no qual meninas entre 7 e 17 anos têm a chance de vivenciar a experiência completa no mundo da música. Em cinco dias, elas aprendem a cantar ou tocar um instrumento (baixo, guitarra, bateria, ou teclado), integram uma banda, criam composições inéditas e, ao final, têm a oportunidade de se apresentar ao público em um show ao vivo.
 
Paralelamente à música, as meninas participam de dinâmicas de socialização, workshops de expressão corporal, serigrafia, composição musical, artwork e fanzines, autodefesa, aulas de skate, imagem e identidade, entre outras, que possibilitam o exercício da convivência em grupo, o apoio mútuo, a empatia e o respeito.
 
Inspirada em um programa realizado nos Estados Unidos, a iniciativa pioneira na América Latina visa fortalecer laços de solidariedade e promover a autoestima, o empoderamento feminino e o protagonismo infantojuvenil das campistas. "A música é um meio facilitador, pois ela tem o poder de conquistar as pessoas, especialmente as crianças", explica a socióloga e musicista sorocabana Flavia de Souza, conhecida como Flavia Biggs, diretora do Girls Rock Camp.
 
Ilustrado com muito rock and roll autoral, o filme tem 80 minutos de duração e reúne depoimentos das fundadoras do acampamento no Brasil, Flavia Biggs, e as paulistanas Marianne Crestani e Patricia Saltara, e ainda das voluntárias e das próprias crianças e adolescentes participantes do camping.
 
Além das atividades realizadas no acampamento, o documentário resgata imagens desde a primeira edição e mostra como o projeto começou, a importância, a luta, a transformação social e o impacto na vida das campistas e de toda a comunidade que, segundo as fundadoras, vai muito além da semana do acampamento. "É uma emoção muito grande ter esse registro, que conta a história de cinco anos do projeto e vai ajudar a divulgar ainda mais o trabalho, trazer mais gente para participar. A gente vê as meninas crescendo, algumas delas participam desde a primeira edição", comenta Flávia.
 
Produzido pela Amora Filmes e Paris Entretenimento e distribuído pela Paris Filmes, o filme estreia no próximo dia 21 em duas salas do Espaço Itaú de Cinema (as salas e horários ainda não foram definidos). Segundo Flavia, uma possível exibição do longa em Sorocaba está sendo negociada com representantes das salas de cinema. "Ainda não está definido, mas com certeza vamos organizar uma sessão aqui, que é a terra natal do projeto", completa.
 
6ª edição
 
A edição 2018 do acampamento musical para meninas será de 8 a 13 de janeiro. As inscrições já estão esgotadas. O evento contará com participação de 90 meninas. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.girlsrockcampbrasil.org.