SOROCABA E REGIÃO

Botão do Pânico é lançado em Sorocaba


* Atualizado às 22h38
 
O projeto de campanha Botão do Pânico  -- aplicativo para celular -- foi lançado ontem em evento no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) e está disponível tanto para o sistema Android, quanto para o iOS. Luiz Alberto Fioravante, secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura, apresentou o aplicativo e suas funcionalidades para atender mulheres vítimas de violência doméstica. Elas irão denunciar o descumprimento de medidas protetivas, definidas pela Justiça.
 
O prefeito José Crespo (DEM) enalteceu o trabalho da equipe que participou do desenvolvimento do projeto. Segundo Crespo, foram mais de 2.200 horas de trabalho. “Significa também a elevação do nosso amor-próprio”, afirma. Na sequência, Crespo assinou o protocolo de intenção, efetivando a criação do mecanismo.


O aplicativo é apresentado nesta quinta-feira no Teatro Municipal - FÁBIO ROGÉRIO O aplicativo é apresentado nesta quinta-feira no Teatro Municipal - FÁBIO ROGÉRIO

 
Representando o Poder Judiciário, Hugo Leandro Maranzano, elogiou o aplicativo, e destacou seus objetivos. “É inegável que o Botão do Pânico é uma ferramenta fabulosa e que pode inibir um mal maior”, disse. Defensora do sistema, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) destacou que o projeto foi executado sem custo externo, sendo a Prefeitura de Sorocaba a primeira a desenvolver o aplicativo internamente. “É importante que todos estejamos juntos nessa rede de proteção”, afirma. Jaqueline ainda disse acreditar que o aplicativo vai atuar na redução da violência contra a mulher e promete fiscalizar pessoalmente a eficácia da ferramenta, por meio de um relatório que deve receber semanalmente.
 
Fernando Dini, secretário de Segurança e Defesa Civil, destacou o compromisso da Guarda Civil Municipal (GCM) e do governo municipal com a sociedade e em especial com as mulheres. Dini ressaltou que a GCM efetivou treinamentos no sentido de capacitar os profissionais da instituição para atender as demandas que devem surgir com o aplicativo. “Preparamos a corporação para situações de violência doméstica, como cursos. E ainda vamos continuar o trabalho com palestras e outras ações”, diz.   
 
Além do prefeito e da vice-prefeita, participaram da cerimônia autoridades do Judiciário, do Ministério Público, vereadores, além das Polícias Militar e Civil.

Como funciona

Após a mulher, vítima de violência, formalizar a denúncia contra o agressor e obter, na Justiça, uma medida protetiva -- situação em que a Justiça proíbe o agressor de se aproximar da vítima --, ela poderá se cadastrar e ter acesso ao aplicativo. Caso o agressor descumpra a decisão, seja por se aproximar ou até agredir a vítima, física, verbal ou psicologicamente, ela poderá apertar o botão, na tela do celular, e um aviso será enviado ao Centro de Operações e Inteligência (COI), da GCM. Assim que o botão é apertado, o aplicativo também registra a localização da vítima, via GPS. Além de informações da vítima, pelo aplicativo a GCM também terá informações do agressor.