Centro de Sorocaba tem 20 mil CNPJs registrados
O comércio central de Sorocaba possui aproximadamente 20 mil CNPJs. A revelação foi feita nesta sexta-feira (23) por Luiz Alberto Fioravante, titular da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan) da Prefeitura, durante entrevista ao Cruzeiro do Sul. Ainda conforme Fioravante, a cidade se mantém como o 6º maior PIB do estado, e o 10º do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma das riquezas de um município, do Estado ou do País. Sorocaba conta com áreas de intensa atividade comercial no Centro e também bairros e avenidas como Ipanema e Itavuvu.
Consórcio da saúde
Representantes dos municípios de Porto Feliz, Salto e Itu se reuniram na última quinta-feira para definir as primeiras ações do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A entidade, já constituída, realizará em sua primeira etapa uma ata de compra compartilhada de materiais e medicamentos. Conforme as prefeituras, posteriormente a intenção do consórcio é realizar a contratação de exames laboratoriais. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura da Estância Turística de Itu.
Metas fiscais
A Prefeitura de Sorocaba demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2017 na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 9 horas, no plenário da Câmara. O evento, que atende dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal e é aberto ao público, contará com vereadores membros da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias.
Emenda para a RMS
A Casa Civil do Estado de São Paulo informou nesta semana que verbas direcionadas à saúde, decorrentes de emendas no valor de R$ 2,4 milhões, foram liberadas para cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). No entanto, os municípios que receberão os recursos deverão apresentar um projeto técnico e proposta de licitação para que a emenda seja executada. As emendas são de autoria do deputado Raul Marcelo (Psol).
Parlamento Jovem (1)
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebe até o próximo dia 9 de março as inscrições para o programa Parlamento Jovem Paulista, criado para estimular a participação dos jovens na política. Serão selecionados 47 jovens parlamentares, que irão vivenciar uma série de atividades no parlamento estadual, como a eleição dos membros da Mesa Diretora, a votação de projetos de lei e a tramitação das propostas nas diversas comissões da Casa. Também poderão dirigir uma sessão especial do Legislativo.
Parlamento Jovem (2)
Para participar, os estudantes devem preparar um trabalho na forma de Projeto de Lei, conforme orientações do manual do candidato, e procurar a diretoria da escola em que estudam. Alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Técnico Integrado dos 645 municípios do Estado podem se inscrever pelo link https://goo.gl/KFZJpW.
Agência é contrária à proposta que restringe transporte por aplicativos
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores, manifestou ontem ser contrária à aprovação do texto original do PLC (projeto de lei complementar) nº 28, que restringe o transporte privado de passageiro no Brasil. Segundo a entidade, a lei proposta tornaria ilegais todos os tipos de serviços prestados por aplicativos -- 99, Uber, Cabify, entre outros --, uma vez que alguns pontos como obrigatoriedade de placa vermelha, necessidade de o veículo estar no nome do condutor, restrição territorial e necessidade de licença municipal não só impediriam que milhares de motoristas trabalhassem, mas também prejudicariam a concorrência e o direito de livre escolha dos usuários.