CULTURA

Fábrica Festival será realizado em dezembro


Em dezembro deste ano, Sorocaba sediará um festival internacional de música, o Fábrica Festival que ocorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro no estacionamento do Parque Tecnológico de Sorocaba. O line up completo será divulgado em breve, mas o festival já confirma os shows dos norte-americanos do Information Society, a banda uruguaia Snake, a Playing for Change Band -- composta por músicos do mundo todo --, e as nacionais Os Mutantes, Nação Zumbi, Plebe Rude, além de Frejat e Projota.

Além de 14 atrações da cena rock e pop rock que subirão ao palco principal, o festival terá palco alternativo, tenda eletrônica, camarotes, praça de alimentação, entre outras atrações. O Festival Fábrica, cujo o nome faz homenagem à histórica vocação industrial da cidade, é encabeçado pelos irmãos Fabiana de Mello e Fábio de Mello, o Binho.

Conhecido empresário da noite sorocabana, proprietário de duas casas noturnas na cidade (Mavs Pub e Mavs Beer), Binho uniu-se à irmã, ligada à área financeira, para empreender no novo segmento. "O projeto começou de forma bem despretensiosa. Há algum tempo eu tinha vontade de fazer um evento que alcançasse um público maior daquele que frequenta as minhas casas. A ideia era fazer algo que reunisse bandas diversas em um local aberto em Sorocaba", conta Binho.
 
Para Fabiana, realizar o festival em Sorocaba é ver um sonho se realizando. "Somos apaixonados por festivais e shows de rock e estar no backstage, produzindo um deles é mais que um sonho. Levar para Sorocaba a experiência que experimentamos em festivais e nos diversos shows que assistimos é o nosso desejo. Queremos que tudo aquilo que desejamos ver em um festival, possamos proporcionar para o público da cidade", diz Fabiana.
 
O local escolhido para sediar o evento é o Parque Tecnológico de Sorocaba, que nas datas do festival terá seu estacionamento transformado para receber o público de mais de 15 mil pessoas por dia de evento.
 
A escolha do espaço para o Festival, segundo os irmãos, se deu pelo ineditismo do local para este tipo de evento, já que além de privilegiar a cidade, está afastado de áreas residenciais e, portanto, não gera impacto negativo para a vizinhança.
 
Os empreendedores dizem que o espaço receberá toda a estrutura necessária para um evento de grande porte e uma produtora, responsável por festivais como Rock n Rio e Lollapalooza, já foi contratada para fazer a montagem dos palcos, tendas, praça de alimentação, camarotes, backstages, etc.
 
Economia local
 
Além de proporcionar à cidade a experiência de sediar um evento de grande porte, os irmãos também esperam movimentar a economia local com o empreendimento. Com o festival, os irmãos acreditam que toda uma cadeia de serviços em turismo e comércio será aquecida: rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes, empresas de transporte e excursões, aluguel de veículos, lojas de roupas segmentadas, lojas de música, entre outros, gerando emprego e renda para o município.
 
De acordo com os empreendedores, a proposta é que o festival de música seja precedido da Semana da Economia Criativa também a ser realizado também no Parque Tecnológico. O projeto, segundo eles, ainda está sendo formulado, mas já se sabe que alguns dos artistas participantes também farão intervenções durante os dois dias do Festival.
 
O Fábrica Festival também promoverá um concurso que selecionará duas bandas que abrirão os shows nos dois dias do evento.
 
A expectativa é lançar o concurso ainda no primeiro semestre, aberto a grupos de todo o Brasil. As regras estão sendo definidas e em breve serão divulgadas, mas os irmãos adiantam que além da apresentação de abertura do Festival no palco principal, estudam a possibilidade de apresentações das finalistas em um palco alternativo.
 
Vendas de ingressos
 
Os primeiros lotes de ingressos com preços promocionais abrem para a venda no mês de abril, em data a ser divulgada. A ideia é comercializar os primeiros lotes com preços especiais para quem quiser garantir seus passaportes antecipadamente. As vendas serão realizadas pelo site Ingresso Rápido (sem taxa de conveniência) Brasil e também em diversos pontos de venda espalhados pela cidade e região.
 
Fabiana detalha que também pretendem lançar um lote de ingressos social, que possibilitará apoiar 1 ou 2 entidades da cidade. "Acredito muito na transformação social a partir da iniciativa privada e buscamos cumprir este papel também através deste projeto", finaliza.