ECONOMIA

Supermercados devolvem ovos de Páscoa não vendidos para fábricas


Os consumidores que aproveitaram a segunda-feira (2) pós-Páscoa para procurar os itens típicos da época em promoção ainda não encontram os descontos desejados em Sorocaba. Enquanto alguns supermercados ainda contam o estoque para planejar promoções de ovos de chocolate, há outros que já devolvem os produtos para as fábricas sem pensar em queima de estoque.

Na Cooperativa de Consumo (Coop) da Árvore Grande, em vez de entrar em liquidação, os ovos estavam sendo retirados das "parreiras". O gerente Reginaldo Lopes explica que são feitas negociações com os fornecedores e que neste ano optaram por receber de volta os chocolates, que podem ser utilizados para a produção de outros produtos após derretidos (pois ainda estão no prazo de validade).

No Paulistão da avenida São Paulo, os itens ainda não estavam em promoção. A expectativa é definir possíveis descontos após avaliação de estoque. Enquanto isso, alguns consumidores ainda "namoravam" alguns ovos de Páscoa que não foram adquiridos na semana passada.

A estudante Luciana Sampaio Fogaça Machado estava com os filhos João Vitor, de 6 anos, e Luís Felipe, 8. Os meninos ganharam chocolate, mas ainda estavam de olho em alguns ovos por causa dos brinquedos. "Antigamente parece que tinha mais promoções. Hoje, mesmo no pós-Páscoa você percebe que a redução de preço é mínima", avalia. Kátia Cristina Pereira procurava algum ovo com desconto para a filha de 9 anos, que não ganhou nenhum nesta Páscoa. "Este ano está complicado porque já estou há quase um ano desempregada", afirmou.

Nas unidades da Dijos Doces, que vende insumos para a produção de doces, os itens típicos também não estavam em promoção. Segundo o proprietário, Felipe Dijos, a semana seguinte ainda é de vendas altas para quem produz os ovos em casa. "Há pessoas com pedidos atrasados."