SOROCABA E REGIÃO

Força-tarefa prende homem que aliciava trabalhadores



Atualizada

Uma operação da Polícia Federal de Sorocaba na manhã desta terça-feira (24) na cidade de Salto prendeu um comerciante acusado de praticar situação análoga ao trabalho escravo. A ação ocorreu no bairro Residencial Fabri e está relacionada a uma operação do Ministério do Trabalho realizada em março, quando 28 trabalhadores foram resgatados em situação considerada degradante. O advogado do comerciante pedirá a revogação da prisão.

O homem de 36 anos é suspeito de agenciar trabalhadores trazidos do interior do Ceará para a venda de produtos perecíveis de porta em porta em Sorocaba, Itu, Porto Feliz, Salto e Boituva.

Em fevereiro houve a elaboração de um auto de infração e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o proprietário, que se comprometeu em pagar indenizações aos trabalhadores e mandá-los de volta para o Estado de origem. No entanto, isso não teria ocorrido, motivando a prisão.

Conforme o advogado Nestor França, a prisão temporária foi definida para cinco dias. "Não é o caso de prisão. Ele estava colaborando com o processo", diz. França ainda afirmou que o cliente estava cumprindo parcialmente o TAC e que a intenção era resolver os problemas de todos os trabalhadores.