Blog do Simões

Voz no teatro: choro, gritos e gemidos


Voz no teatro


Nos vários espetáculos que assisti nos últimos meses, na cidade de Sorocaba, a questão da voz é sempre um ponto que se destaca negativamente, necessitando de atenção por parte dos diretores, encenadores e professores orientadores das montagens. Não somente as questões básicas voltadas à articulação e a emissão dos textos em cena mas, também, nas cenas as quais os intérpretes necessitam vivenciar fortes emoções como, por exemplo: o choro, gritos e gemidos.

O choro, gritos e gemidos (em cena) quase sempre envolvem tensão do ator. Desse modo é fundamental que o ator ou atriz tenham a  técnica necessária para executar tais ações em cena. Isso para que estas ações vocais não resultem somente numa gritaria em cena ou nalguma situação que possa danificar as pregas vocais do artista. A voz em/na cena  pertence ao grupo de técnicas básicas para o exercício da profissão.

Nesses últimos dias estive com o professor Domingos Sávio, fonoaudiólogo e professo da UNIRIO, conversando sobre o teatro e as suas práticas em São João Del Rei. Ele me mostrou um vídeo de uma aula sua envolvendo o choro, grito e gemido em cena, o qual compartilho com os leitores do blog. Vale a pena assistir. Obrigado Domingos. 

Aula de choro. Prof. Domingos Sávio/ UNIRIO 
https://youtu.be/1OD7TPSNGxY