Nas lentes do conhecimento

FLORENCE OWENS THOMPSON - Mãe Imigrante - A Lenda da Força da Maternidade Americana


Dorothea Lange (1895-1965) é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da fotografia documental, uma referência nos estudos da Grande Depressão dos EUA com suas imagens. Ela conseguiu trazer o lado humano, sensível, de uma crise puramente econômica e demasiadamente cruel de nosso sistema.
 
Lange é foi uma excelente retratista, dentro e fora dos estúdios, provavelmente, uma das melhores fotógrafas. Suas lentes capturavam a essência humana.
 
É justamente isso que conseguimos perceber, ou melhor, somos capturados em um choque de emoções, na sua foto mais famosa, a “Migrant Mother” (mãe imigrante).
 
Esta fotografia é o verdadeiro retrato do sofrimento de uma nação em épocas de crise, das lutas contra a pobreza e esquecimento, indo além do retrato, é a significação da realidade social. Uma realidade que demonstra a força feminina, da mulher batalhadora, da mãe que sempre cuida dos seus filhos.
 
A mãe imigrante é Florence Owens Thompson, 32 anos, uma trabalhadora agrícola da Califórnia do Vale do Nipomo, que vive com a família em um acampamento de catadores de ervilha. Sua aparência não diz a sua idade, seu trabalho não lhe permite estética, quase não lhe permite alimentar seus sete filhos.
 
Sua beleza é por ser mulher, mãe, trabalhadora e guerreira. A sociedade não lhe permite ser a mulher estabelecida pelos padrões estéticos. Todavia ela é o retrato nu e cru do que é ser mulher, da força feminina.
 
Em um dos retratos podemos ver um filho descansando no colo, dois outros se escondem das lentes que deseja desnudar suas realidades. Enquanto cabe a mãe sempre olhar o horizonte, sempre buscar um ponto de esperança, por mais difícil que a vida se mostre.
 
Um olhar que contempla o vazio de suas vidas que reflete o vazio da sociedade.
 
Dizem relatos que momentos antes de ser fotografada por Lange, a mãe tinha vendido a tenda e os pneus de seu carro para conseguir comprar alimento para sua família.  
 
A lápide de Florence, que morreu pobre e em 1983, resume muito bem sua vida e luta FLORENCE OWENS THOMPSON Mãe Imigrante – A Lenda da Força da Maternidade americana.
 
Não é só um exemplo de mãe, de mulher, é o verdadeiro exemplo do que é ser humano. 
 
Queremos através da lente de Dorothea Lange, da imagem de Florence, deixar a nossa singela homenagem a todas as mães. A todas as mulheres que cuidam de nós, que nos permite ter a possibilidade de ser.
 
Parabéns a todas as mães, verdadeiras guerreiras, primeiras heroínas de todos, que com seu amor infinito não medem esforços para proteger os seus.
 
Obrigado a todas as mães por todo amor que podemos ter no mundo.