Nas lentes do conhecimento

Gary Oldman vai estrelar e dirigir o filme do pioneiro da fotografia - Eadweard Muybridge


Uma ótima notícia aos amantes da fotografia e das telas de cinema, e ela vem nada menos que do vencedor como melhor ator do Oscar de 2018, com o filme “O Destino de Uma Nação”.
 
O britânico Gary Oldman que é ator, diretor e produtor cinematográfico, vai dirigir e protagonizar um filme sobre o fotógrafo inglês Eadweard Muybridge. Será o segundo filme dirigido por Oldman, sendo o primeiro, “Violento e Profano” em 1997.
 
O roteiro é do próprio Oldman, e segundo informações do blog especializado Deadline, o título da película é “Flying Horse”. Será produzido por Doug Urbanski  e Tucker Tooley.
 
A história vai girar em torno do pioneiro da fotografia Eadweard Muybridge (1830-1904), um dos mais importantes fotógrafos britânicos. 
 
O enredo vai demonstrar como o fotógrafo alcançou a fama registrando pela primeira vez o movimento de animais e humanos. A trama também vai ser carregada de conflitos pessoais, entre o sucesso, acidente, demência e a relação extramatrimonial de sua esposa com o crítico Harry Larkyns, que foi assassinado pelo próprio fotógrafo. 
 
“Este projeto foi uma paixão de Gary durante muito tempo e estou entusiasmado de trabalhar com ele para adaptar esta emocionante história na grande tela”, disse Tooley à publicação.
 
Será uma ótima opção de lazer e conhecimento, compreender como Muybridge revolucionou as técnicas de fotografia, com a utilização de múltiplas câmeras para captar o movimento, precursor da película de celulóide e antecipando a própria essência do equipamento cinematógrafo.
 
Não só a fotografia, mas o cinema também lhe deve reverências.