Nas lentes do conhecimento

Exposição Fotográfica - Quotidianas Kodacks


Entre os dias 28 de maio a 8 de junho ocorre uma exposição fotográfica com muito conhecimento, sobre uma pessoa que trabalhou pelo pleno desenvolvimento do conhecimento para todos. O local da exposição não poderia ser outro que não fosse a própria casa do conhecimento.

A exposição fotográfica, Quotidianas Kodacks, vai estar aberta ao público na Biblioteca Aluísio de Almeida, na Universidade de Sorocaba ¿ UNISO.

A exposição é uma homenagem a Profa. Dra. Maria Lucia de Amorim Soares, que faleceu há quatro anos, no dia 21 de maio. Ela é uma das personagens importantes do início e da criação do mestrado em Comunicação e Cultura, da UNISO.

Não somente este curso, como toda instituição é de extrema importância para o desenvolvimento da região, quanto para o desenvolvimento do conhecimento nacional e internacional.

A homenagem e exposição, é organizada, desde 2015, pelo Prof. Dr. Paulo Celso da Silva e da Daniela Rosa de Oliveira. E este ano o projeto consiste em uma exposição fotográfica, com imagens que contam a trajetória da Profa. Maria Lucia em diversos lugares e tempos. Com o tema baseado na coluna de jornal do escritor baiano Pedro Kilkerry.

O acervo de 40 fotografias que compõe a exposição pertence à família da professora, e que por uma tragédia natural, nos lembra a importância da fotografia no processo de rememoração, da memória.

As fotografias foram selecionadas pelo próprio marido da homenageada, enviando o acervo digitalizado em abril. Infelizmente no começo deste mês, ele veio a falecer. Em seus instantes finais temos a certeza que rememorou belas lembranças de sua amada companheira.

As imagens são os arquivos de nossa memória.

A exposição também vai contar com quatro pequenos baús, e em cada baú um retrato da Profa. Maria Lucia, lembrando os quatro anos de sua ausência de corpo e presença na memória. Além de um vídeo sem som, com partes de uma entrevista cedida pela professora.

O vídeo sem som realmente é uma ótima sacada dentro de uma exposição fotográfica, visto que se pretende revelar o impacto de uma imagem que nos fala tão somente no nosso imaginário, seja ele coletivo ou individual.

Esta é uma ótima oportunidade para visitar uma exposição fotográfica, apreciar a história de uma grande personagem da nossa região e conhecer o campus de uma das melhores universidades.




Exposição Fotográfica - Quotidianas Kodacks - Divulgação Exposição Fotográfica - Quotidianas Kodacks - Divulgação