Mais Filmes

Uma ajuda infantil: o melhor reality dos últimos tempos


Por Lúcia Helena de Camargo
 
Estreou na Netflix no dia 4 de maio um programa que é de longe o melhor reality show dos últimos tempos: “A Little Help with Carol Burnett”. Engraçado de verdade, despretensioso, leve. No Brasil ganhou o nome de “Criança Sabe Tudo”. A fórmula é aparentemente simples: um grupo de cinco crianças com idades entre cinco e 12 anos tenta achar soluções para “dilemas” trazidos pelos convidados do show, que se sentam à frente do grupo e apresentam questões sobre amizade, amor, higiene pessoal, trabalho, relacionamentos, entre outros assuntos. Os pequenos opinam, na tentativa de encontrar soluções para os problemas. 






A apresentadora é Carol Burnett, bastante conhecida nos Estados Unidos por seu Carol Burnett Show e outros programas de humor. Nascida em 1933, Burnet completou 85 anos no último dia 26 de abril. Comediante experiente, ela não perde uma deixa para piada. Comanda o time de crianças na rédea curta e é respeitada pelos pequenos. Outro comediante, Russel Peters, atua como co-host e ajuda a controlar os pestinhas. 
 
Escrevi “dilema” entre aspas porque nem sempre se trata de um dilema de fato. Ou seja, nem sempre é necessário escolher entre dois caminhos. Às vezes trata-se de questionamentos como “Por que meus filhos não gostam quando eu danço em casa?”, este trazido por Julie Bowen, que vive a personagem Claire no seriado “Modern Family”. Ou ainda uma investigação sobre a própria insônia, caso do dançarino Derek Hough (de "Dancing With the Stars"). Lisa Kudrow (a Phoebe da série Friends, convidada do primeiro episódio) traz um dilema legítimo: com quem almoçar? Com uma amiga que precisa de ajuda ou aquele importante cliente da já marcada reunião de negócios? 
 
Enfim, a graça de tudo está nas respostas sinceras das crianças. Aparentemente deixados livres para responder o que lhes vêm à cabeça, as respostas são hilárias. O programa é gravado e evidentemente os excessos são cortados na edição. Mas ainda assim é muito, muito divertido. As crianças mais velhas são extremamente articuladas. Já os menores disparam respostas estapafúrdias, engraçadíssimas e, principalmente, sinceras. Não hesitam em dizer ao convidado que ele é chato, bobo ou feio. Cerca de 15 crianças se alternam de um programa para outro.
 
Os quadros são rápidos e entre um convidado e outro são inseridos pequenos vídeos dos pequenos respondendo a questões sobre a vida em geral, como “O que é amizade?”. Algumas respostas: 
 
“É quando você diz: ‘Sim, quero brincar com você’. Isso é amizade”.
 
“Você precisa ter amigos para brincar de pega-pega... porque se brinca sozinho, não consegue pegar a si mesmo.”
 
Robert, um garotinho de seis anos de idade, é um dos mais hilários. Para o caso de insônia, a solução dele é contratar um palhaço para bater na sua barriga. Não faz sentido? Essa é a beleza de ter seis anos de idade. 
 
O programa tem 12 episódios. Já assisti todos que ri muito. Esperando a próxima temporada. 
 
Lúcia Helena de Camargo é jornalista, cinéfila e escreve também sobre comida, no blog www.menudalu.com.br
 
Email: [email protected]
 
 
Facebook: https://www.facebook.com/lucia.camargo.357