Agenda Metropolitana

Itu festeja 110 anos de imigração japonesa com shows, artes marciais e comida típica


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Barracas de comidas típicas e apresentações de taiko e sumo são algumas das atrações da 9ª Festa Japonesa de Itu, que acontece neste sábado e domingo (dias 16 e 17), das 11h às 21h, na Praça Padre Miguel (Matriz). O evento é realizado anualmente, com o objetivo de preservar a cultura do país do sol nascente na Região Metropolitana de Sorocaba. Em 2018, no entanto, a comemoração está merecendo atenção especial por parte da população e das autoridades, pois coincide com o 110° aniversário do início da imigração nipônica para o Brasil. A organização é resultado de pareceria entre a Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu (Acendi) e a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos.
 


Barracas da Festa Japonesa estarão recheadas de sushis, yakisoba, tempurá, shimeji e okonomyaki e outras dezenas de delícias - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Barracas da Festa Japonesa estarão recheadas de sushis, yakisoba, tempurá, shimeji e okonomyaki e outras dezenas de delícias - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Como acontece em todos os recantos onde os japoneses estão presentes, o paladar é o principal sentido a atrair visitantes às celebrações típicas da colônia. Em Itu, a Acendi adianta que a praça de alimentação da 9ª Festa está sendo preparada para não deixar ninguém frustrado. Conforme a entidade, as barracas estarão recheadas de sushis, yakisoba, tempurá, shimeji e okonomyaki, entre dezenas de quitutes deliciosos. A programação ainda inclui o festival Bon Odori, bazaristas, shows de grupos musicais e de danças típicas, karaokê e televisores para quem quiser assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol.
 
De acordo com a Secretaria de Turismo, a estrutura do evento deste ano foi planejada para oferecer mais comodidade aos participantes, incluindo a cobertura de parte da Praça da Matriz. O local também terá mesas, cadeiras, sanitários, segurança e estacionamento. “Os pais podem vir com seus filhos para passar o dia inteiro”, asseguram os organizadores, explicando que será possível, almoçar, fazer um bom lanche e jantar enquanto se assiste aos diversos shows previstos.
 


Apresentações de grupos de taiko de várias cidades estão entre as atrações da Festa Japonesa, em Itu - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Apresentações de grupos de taiko de várias cidades estão entre as atrações da Festa Japonesa, em Itu - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Confira a programação completa:
 
• Dia 16 (sábado)
15h – Demonstração de sumo;
17h – Ryu Taiko – Indaiatuba;
19h – Taiko Indaiatuba
19h10 – Abertura oficial;
20h – Show de Edson Saito e banda.
 
• Dia 17 (domingo)
12h30 – Taiko Sorocaba;
14h – Dança Okinawa;
15h – Intervalo para o jogo Brasil x Suíça;
17h – Taiko Sorocaba;
19h – Dança tradicional Bon Odori.
 


Evento acontece neste sábado e domingo (dias 16 e 17), na Praça da Matriz de Itu, das 11h às 21h - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Evento acontece neste sábado e domingo (dias 16 e 17), na Praça da Matriz de Itu, das 11h às 21h - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
110 anos de parceria
 
 Itu foi uma das primeiras cidades brasileiras a receber japoneses. Os registros sobre a colônia local começam a partir de 1908, na antiga Fazenda Floresta. Vale lembrar que o início da imigração oficial ocorreu em 18 de junho daquele ano, quando aportou em Santos o navio Kasato Maru, trazendo a bordo 165 famílias, totalizando 781 pessoas para trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Atualmente, além de milhares de descendentes de japoneses, Itu abriga diversas empresas de capital nipônico.
 
SERVIÇO - A 9ª Festa Japonesa de Itu acontece nos dias 16 e 17 de junho, na Praça Padre Miguel (Matriz), das 11 às 21h. O ingresso individual custa R$ 20,00 e dá direito a uma porção de yakissoba ou sushi. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Facebook (www.facebook.com/acendi/) e pelo telefone (11) 4025-4397.
 
O Município de Itu está localizado no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 120 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 80 quilômetros de Tatuí.